A fabricante francesa de caminhões Renault Trucks, montadora pertencente ao Grupo Volvo Trucks, anunciou a instalação de uma fábrica para a desmontagem, reaproveitamento e remanufatura de peças de caminhões usados de sua marca. O objetivo, conforme divulgou, é reduzir o uso de recursos naturais e o impacto ambiental provocado pelos veículos pesados que produz e assim dar prosseguimento às medidas de transição de suas operações industriais para uma abordagem de economia circular.
Para isso o projeto da empresa é reciclar partes de caminhões em fim de vida útil com alta quilometragem e reaproveitar as peças de reposição com grande potencial de serem reutilizadas. Os componentes como motor, caixa de câmbio, cabine, tanque de combustível, para-choques e defletores, entre outros previamente identificados como adequados, serão destinados à reutilização. Já os itens inadequados, como chassis, por exemplo, irão para a fundição para serem e utilizados na fabricação de caminhões novos.
Vendas de peças usadas
A iniciativa de criar uma operação de fábrica de peças usadas, conta com um local totalmente dedicado à reciclagem de caminhões, a utilização de peças e de matérias primas recuperadas teve o apoio de estudo preliminar de viabilidade realizado em 2020 pela Renault Trucks. Também participaram da pesquisa a Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão de Energia (ADEME) e a empresa Indra Automobile Recycling especializada em reciclagem de veículo em fim de vida.
De acordo com a Renault Trucks, os componentes destinados à reutilização serão verificados, limpos e rotulados para fins de listagem e rastreabilidade. Essas peças de reposição usadas serão enviadas a lojas de peças online da Renault Truck e comercializadas com componentes novos. A montadora oferecerá também em sua rede de concessionários peças obtidas por meio de operações de desmonte de veículos realizada pela Indra.
A unidade dedicada à reciclagem de caminhões está sendo instalada na fábrica da Renault Trucks em Lyon-Vénissieux, na França. Com área construída de 3.000 m² está localizada próxima ao centro logístico da empresa. De acordo com a montadora, todos os componentes dos veículos de sua produção foram concebidos para durar mais de 1,5 milhão de quilômetros.
A Renault Trucks realiza também outras iniciativas para prologar a vida dos veículos eu produz. Uma dela é remanufatura caminhões usados de acordo com processos industriais em sua Fábrica de Caminhões Usados. Segundo a montadora, os caminhões são atualizados para a venda em seu centro de recondicionamento, em Lyon, com tecnologias recentes.