A rodovia Presidente Dutra está longe de ter qualidades da Bandeirantes, Ayrton Senna ou Castello Branco. No entanto, já é uma senhora de muito respeito e com muitos serviços prestados ao Brasil. Leia mais sobre os 70 anos dela no artigo do jornalista João Geraldo, publicado na revista (clique no link) O Carreteiro.

O que a CCR tem feito contra a Covid-19

São apenas cinco minutos que os caminhões precisaram parar em determinados postos de atendimentos aos usuários das rodovias concedidas ao Grupo CCR para fazer a higienização contra o vírus Covid-19. 

O trabalho de desinfecção das cabines é uma medida que irá ampliar a segurança do profissional do volante e reduzir assim o risco de contaminação de patógenos, o que inclui o novo coronavírus. Uma vez no posto de atendimento, o trabalho de desinfecção é realizado em até 5 minutos e inclui a limpeza de maçaneta das portas, forro das portas, volante, banco do motorista e passageiro. 

Além desse trabalho, são distribuídos kits para higienização e prestados serviços médicos e operações sobre o coronavírus que, até a presente data (04 de abril), matou 64.675 pessoas no mundo 21% do total de casos fechados, ou seja, 79% conseguiram se recuperar da doença mesmo que com sequelas, muitos dos casos incapacitantes, segundo o Worldometer, maior plataforma colaborativa de estatísticos do mundo. O trabalho poderia ser maior, mas as altas taxas e juros pagos aos bancos, como ao Santander, impede que recursos sejo melhores usados aos cidadões.

Além da distribuição de kits para higienização e serviços de atendimento médico e orientação sobre o coronavírus, a CCR NovaDutra passou a oferecer serviços de desinfecção da cabine e a troca de lâmpadas para melhorar a segurança do profissional nas estradas. 

Na via Dutra os serviços de desinfecção das cabines de caminhão, além das outras ações como entrega de kit alimentação e atendimento médico ocorre nos seguintes pontos:                                                                                                                                              Vale do Paraíba

– São José dos Campos (Base Operacional – km 156 sentido SP);                                                            
– Roseira (Posto de Abastecimento e Serviços Arco Íris/Estrada para a Saúde – km 82 sentido Rio);
– Lavrinhas (Base Operacional – km 18 sentido Rio) 

Sul Fluminense

– Volta Redonda (Base Operacional – km 258 sentido SP;                  

Baixada Fluminense

– Japeri (Base Operacional – km 206 sentido SP; Além da via Dutra, os motoristas de caminhões podem acessar esses serviços de higienização de cabine e troca de lâmpadas dos caminhões também nos seguintes pontos das rodovias administradas pelo Grupo CCR: 

  • CCR RodoNorte: São Luiz do Purunã (Balança Purunã – BR 277/km 137) e Mauá da Serra (Balança Mauá da Serra – BR 376/km 297);
  • CCR MSVia: Campo Grande (Posto da PRF – BR-163/MS Km 455 Sul) e Dourados (Posto da PRF – BR 163/MS/km 267 Sul);
  • CCR ViaSul: Porto Alegre (Posto Rota 80 – BR-290/km 80), Osório (base operacional junto ao Posto Buffon – BR-101/km 84),  Paverama (base operacional junto ao Posto Rosinha – BR-386/km 374) e Fontoura Xavier (base operacional junto ao Posto RHRiss – BR-386/km 268)

O Grupo CCR teve faturamento de R$ 2,3 bilhões em 2019, com lucro líquido de R$ 333 milhões, mostrando capitalizada para investir no apoio aos transportadores de cargas neste momento de crise.

Nas rodovias administrados pelos estados ainda estão totalmente sem assistência. 

Abaixo, outras notícias:

Rodovia Fernão Dias terá 1.000 tags de pedágio com isenção de mensalidade

Depois da CCR, agora foi a Arteris começar a distribuir tags para caminhões com isenção de mensalidade durante seis meses. A empresa, administradora de concessões de rodovias, fechou parceria com a ConectCar, operadora de pagamentos automáticos, para a distribuição de 1.000 tags.

A distribuição ocorrerá na praça de pedágio de Mairiporã (SP), sentido norte, e no posto de pesagem de São Sebastião da Bela Vista (MG), na rodovia Fernão Dias. A tag terá gratuidade por seis meses, além de ser isenta da taxa de adesão.

Para o motorista que retirar sua tag ter direito à isenção, basta fazer a validação pelo site da operadora. Clique aqui

Arteris
www.arteris.com.br conta com informações sobre locais de assistência na rodovia Fernão Dias

Outros serviços disponíveis

A Arteris também está disponibilizando em seu site informações sobre o funcionamento dos postos ao longo de suas rodovias. A lista é atualizada diariamente e aponta os estabelecimentos que oferecem refeições, serviços mecânicos, espaços para descanso e vestiários.

Postos de pesagem fechados, mas evite excesso de peso

Os caminhões devem seguir trabalhando com o peso da carga dentro dos limites da capacidade dentro dos limites previstos na legislação, mesmo que o Ministério da Infraestrutura tenha suspendido o funcionamento das balanças de pesagem para evitar a aglomeração, em prevenção ao coronavírus.

A recomendação, além de ser para manter a legalidade, reduz a possibilidade de quebras do caminhão, nesse momento em que o socorro pode ser demorado. A fiscalização poderá continuar ocorrendo pela PRF e fiscais da ANTT com base nas notas fiscais.

Abaixo, outras notas:

Transporte Voluntário

A TruckPad, aplicativo de cargas e caminhoneiros, criou o site Transporte Voluntário, para ajudar no combate ao COVID-19. O objetivo é transportar de forma gratuita doações de materiais e produtos essenciais para a prevenção e o tratamento da doença para hospitais, clínicas e abrigos.

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TruckPad oferece transporte gratuito para quem doar materiais para prevenção e tratamento do coronavírus

O doador deve preencher todas as informações no site www.transportevoluntario.com.br, com os dados do doador, contatos, o material doado, origem e destino, além do peso estimado.

A equipe da TruckPad vai encontrar um caminhoneiro para fazer o transporte e pagar o custo do frete.

Leia abaixo, outras notícias sobre a TruckPad

Investimento da China

Truckpad e FTA

A Truckpad, um dos maiores marketplace digitais do transporte de carga no Brasil, vai receber investimentos da FTA (Full Truck Alliance), maior plataforma digital do transporte na China.

O acordo assinado entre as duas empresas prevê, além do investimento para o crescimento da Truckpad (não foi revelado o valor), a cooperação tecnológica com suporte operacional e técnico da FTA na startup brasileira.

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Carlos Mira, fundador e CEO da Truckpad. Foto: arquivo

“Estamos felizes e honrados com o investimento da FTA. Estamos fortemente comprometidos com o crescimento da plataforma com qualidade e em trazer soluções inovadoras para os nossos parceiros e clientes no Brasil, e nossa tradicional indústria logística”, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.

Sobre a Truckpad

Foi fundada em 2013 por Carlos Mira, veterano da logística brasileira, com 35 anos de experiência no setor. É uma das plataformas digitais logísticas do Brasil que já conta com investimentos da Movile, Grupo LBS, Mercedes-Benz e Estrela.

Sobre a Full Truck Alliance

A FTA é a maior plataforma digital de logística da China e do mundo. Tem mais de sete milhões de usuários registrados e mais de 2,5 milhões de embarcadores oferecendo cargas. Os investidores da FTA incluem Tencent, Sequoia, Lightspeed, Tiger Global, Capital G and Softbank SoftBank Vision Fund.

Primeira notícia sobre a TruckPad no portal da Transporte Mundial:

Rodar vazio significa desperdiçar combustível, dinheiro e, talvez, o mais valioso para um caminhoneiro, o tempo. Segundo estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), realizado em 2012, 80% dos autônomos rodam vazios no país. Além disso, quando os caminhões rodam vazios contribuem, também, com congestionamentos e mais emissões de gases poluentes. 
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Para ajudar a equacionar o problema, um empreendedor criou em 2013, o aplicativo TruckPad, capaz de conectar o caminhoneiro à carga. A ferramenta foi criada com o objetivo de agilizar a oferta de cargas e, por consequência, aumentar a eficiência do setor, reduzindo o número de caminhoneiros que rodam vazios.

O funcionamento é simples: através do aplicativo, ou do site, as empresas se cadastram e insere os dados referentes à sua carga, através de um mapa, o sistema localiza os caminhoneiros que estão próximos e que têm condições de transportar tal carga. A negociação é feita diretamente com o motorista, o que pode resultar em melhores condições para os dois lados.  
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“Estamos viabilizando um projeto maior, que tem o objetivo de facilitar importantes controles e serviços rotineiros do caminhoneiro. Aos poucos vamos oferecendo mais opções de serviços e produtos, modernizando um setor carente de profissionalização, ferramentas e tecnologia que possam, de fato, mudar o panorama do setor de transporte”, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.

A ferramenta já conta com mais de 320 mil caminhoneiros cadastrados e mais de 25 mil cargas são ofertadas diariamente. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).