Scania amplia oferta de caminhões e de tecnologia embarcada

2979

A Scania ampliou seu portfólio de caminhões e incorporou mais tecnologia embarcada na linha 2025. A empresa já antecipou algumas das novidades que serão apresentadas na Fenatran, incluindo novos veículos e a expansão dos sistemas de segurança de seus veículos.

Novos Scania pesados da linha 2025 trazem maior conteúdo de eletrônica embarcada

Nesse contexto, o fabricante está vivenciando um dos seus melhores momentos desde a pandemia. Até o final de setembro, a participação da marca no mercado aumentou de 21% para 28%. Além disso, foram vendidos 12.985 modelos pesados ​​e 1.063 semipesados.

Segundo Alex Nucci, Diretor de Vendas e Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, esse crescimento está diretamente relacionado ao portfólio mais robusto. Ele acrescenta também o sucesso do modelo Plus 6×2, que já sai de fábrica com retardador, airbag frontal e cortina lateral.

No acumulado até setembro, a Scania elevou sua participação no mercado para 28%, destacando-se no setor. Conforme Nucci, o aumento das vendas deve ao portfólio expandido e à excelente performance do Plus 6×2, que oferece recursos como airbag frontal e lateral, e retarder.

O cavalo mecânico G 4×2 elétrico oferece uma potência de 300 kW, equivalente a 410 cv, e torque de 1.150 Nm

Além disso, segundo Nucci, este é o primeiro ano com todos os desafios e oportunidades habitualmente apresentadas pelo mercado de caminhões após a pandemia. Assim, a fabricante adiantou alguns novos produtos e itens de segurança e conforto nos caminhões da linha 2025.

Cavalo mecânico 30 G 4×2 elétrico

Entre as principais inovações da Scania está o cavalo mecânico G 4×2 elétrico. Esse veículo oferece uma potência de 300 kW, equivalente a 410 cv, e torque de 1.150 Nm, além de uma potência de regeneração de 330 kW e dois pacotes de baterias totalizando 416 kWh.

A autonomia anunciada pela fabricante é de aproximadamente 250 quilômetros. Trata-se da terceira geração de veículo elétrico a bateria e será importado da Suécia e o tempo de carregamento é de 50 minutos.

Vendas começam na Fenatran

Alex Nucci revelou que, apesar das vendas começarem durante a Fenatran, com preço de R$ 2,5 milhões, as primeiras entregas estão previstas para janeiro de 2026. A visão atual da Scania é de que esse modelo elétrico atenderá rotas urbanas e regionais de até 250 quilômetros, principalmente em operações de logística entre hubs ou entregas de última milha. 

O 30 G 4×2 vem equipado com o eixo R780 e sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 66 toneladas, com várias relações de marcha, como 18,60, 10,26, 5,02 e 2,77. Antes do 30 G 4×2, um caminhão  Scania elétrico, o P25 6×2, importado da Suécia, já roda no Estado de São Paulo a serviço da Pepsico.

Além do novo modelo elétrico, dentro da pegada de reduzir emissões a Scania oferece os cavalos mecânicos G 420 e 460cv movidos a gás GNV e ou Biometano nas configurações de eixo 4×2, 6×2 e 6×4, equipados com motor ciclo Otto de 13 litros, com autonomia de até 650 quilômetros.

Outros veículos Scania com baixas emissões (até 77% menos) são os cavalos mecânicos da linha Super movidos a Biodiesel B 100. A fabricante irá disponibilizar duas configurações: uma delas, que está na Fenatran é o 500 RH 6×4 com motor de 500 cv e 2.650 Nm para tracionar rodotrem ou bitrenzão de 9 eixos (74 toneladas de PBTC). A outra é o modelo 6×2 com motor de 460 cv com 2.500 Nm.

Semipesados ​​com motor de 7 litros

 Os caminhões da linha P, com motor de 7 litros, também ganham destaque, agora disponíveis com tração 4×2, 6×2 e 6×4, com potências de 250 cv e 280 cv. Conforme a Scania, esses modelos oferecem os maiores torques da categoria, sendo ideais para operações urbanas e regionais. Outro diferencial é a cabine com quatro pontos de suspensão de série.

Transmissão automatizada

A linha P conta com caixa de transmissão G25 automatizada com 14 marchas, sendo a última overdrive. Esta configuração da transmissão permite o aproveitamento da inercia do caminhão reduzindo o consumo de combustível. De acordo com Nucci, a Scania é a única fabricante do setor a oferecer essa funcionalidade com a caixa de transmissão G25.

Scania semipesado P 280 6×2 tem transmissão G25 automatizada com 14 marchas e suspensão pneumática

O Scania P 280 6×2 tem suspensão a ar na traseira. Essa solução que permite o ajuste da altura do baú em relação à doca facilitando as operações de carga e descarga de mercadorias como carga geral, carga seca, basculante etc. Segundo a fabricante, o modelo tem tara reduzida em 600 kg, possibilitando aumento de 7% na capacidade de carga . Os caminhões semipesados 4×2, 6×2 e 8×2, com potências de 250 a 320cv, representam um mercado de cerca de 25 mil unidades/ano.

Já o P 280 B 6×4 chega para complementar o portifólio da marca no segmento de construção leve. O novo produto concorre com veículos das marcas Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo em um mercado de cerca de 10 mil unidades/ano. Um dos destaques do modelo é a redução no cubo, quesito até então ausente em produtos dos concorrentes.

Scania 280 6×4 tem chassi reforçado com longarina dupla e maior ângulo de ataque

Além disso, esse caminhão também utiliza a transmissão G25 de 14 velocidades, chassi reforçado com longarina dupla e maior ângulo de ataque. O modelo tem PBT de 28,5 toneladas e atende a variadas aplicações. Algumas delas são o uso de caçamba de 14m³, Munck, Roll on roll, Bomba de concreto e operações off road como madeira e mineração.

Nova arquitetura eletrônica

A partir da linha 2025, todos os caminhões pesados da Scania sairão de fábrica com uma nova arquitetura eletrônica. Para isso a Scania traz uma inovação tecnológica que engloba a reconstrução completa do painel digital.

Isso inclui um painel de instrumentos digital de 12,3”, que oferece dois modos de visualização: completo e simplificado. A Scania destaca a função Over The Air, que permite atualizações remotas aumentando a disponibilidade do caminhão. Essa funcionalidade será disponibilizada a partir de abril de abril de 2025.

Melhorias no sistema ADAS

Com essa nova arquitetura, a segurança também foi aprimorada, incluindo melhorias no sistema ADAS, sensores de ponto cego e sistemas de monitoramento do motorista. A Scania ainda dinamizou novos recursos, como o Assistente de Ponto Cego, que detecta pedestres e animais, e o Sistema de Informação de Velocidade da Via, que alerta o motorista.

Ainda de acordo com a fabricante, a nova arquitetura eletrônica segue as normas europeias de cibersegurança, que protege os dados com interfaces de conectividade, como portas USB e Bluetooth.

Sistema de segurança ADAS

Com a nova arquitetura eletrônica, o tradicional sistema de segurança ADAS ganhou melhorias em todos os sensores ativos que previnem acidentes.  Além disso, o sistema traz seis novidades (três atualizações de funções, além de três novas funções).

 Também foram aprimorados o Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista (de série), Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral (opcional) e o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (opcional).

A Scania destaca três novos itens eletrônicos de segurança presente nos caminhões 2025. Um deles é o Assistente de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável Frontal, capaz de detectar pedestres ou animais à frente do caminhão.

O traseiro tem a mesma função e conta com uma câmera acionada com a marcha à ré. Por fim, o Sistema de Informação de Velocidade da Via faz a leitura da via por meio de uma câmera das placas de trânsito e alerta o motorista em caso de ele exceder a velocidade máxima permitida.

Bloqueadores e câmeras

Conforme Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil, a fabricante desenvolveu junto com parceiros uma nova interface que agiliza o processo de instalação de rastreadores, bloqueadores e câmeras.

As empresas parcerias da Scania são a Michelin Connected Fleet (Sascar), Autotrac, Omnilink, OnixSat, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control. De acordo com Arita, os grandes embarcadores e as gestoras de risco demandam a instalação destes equipamentos.

Em suma, essa interface pode ser instalada diretamente na fábrica ou conforme a necessidade do cliente. A Scania oferece até cinco câmeras, incluindo laterais, frontais e internas, além de um sistema de rastreamento com antenas satelital e também GPRS, a mesma das tecnologias 4G e 5G dos celulares.