A DAF Caminhões homenageou as lideranças femininas, e para isso, produziu um vídeo que retrata a vida de Maria Celia da Silva, Diretora Comercial da Transcelestial Transportes. Primeiramente, a empresa lançou o trabalho no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Em seguida, apresentou a história de Maria Celia, que construiu uma trajetória de sucesso no setor de transportes.
A Transcelestial, transportadora fundada há 26 anos em Paulínia, São Paulo, opera com 27 caminhões DAF em sua frota, e assim, transporta diversos tipos de carga. “Sinto uma ligação muito forte com a DAF, e além disso, temos pontos em comum que impulsionam nosso crescimento”, afirma Maria Celia. De fato, ela iniciou sua jornada no mundo dos transportes com seis caminhões e expandiu gradativamente seus negócios.
Antes do transporte, a empresária atuou em várias atividades
Anteriormente, Maria Celia atuou como vendedora de café, bicicletas e imóveis, e também teve uma passagem pela política como vereadora e proprietária de um armazém. A empresária traça um paralelo entre seu sucesso e o da DAF: “Assim como a DAF estudou o mercado brasileiro para implantar sua fábrica e seus modelos, eu me aventurei no mundo dos negócios e busquei informações”, compara.
A empresária expressa sua admiração pelos caminhões da DAF, e em particular, destaca a qualidade da construção e a excelência do time de pós-vendas. Como resultado, ela se sentiu segura para adquirir os primeiros oito caminhões XF.
“Hoje, 27 DAFs compõem nossa frota nas estradas”, conclui. A Transcelestial dispõe de uma frota de aproximadamente 110 equipamentos com idade média de 4 anos.
Programa de incentivo à liderança feminina
A DAF Caminhões tem aumentado a presença feminina em seu quadro de funcionários, e por isso, incentiva a participação das mulheres na empresa. Para exemplificar, em 2021, a empresa aderiu ao programa global PACCAR Women’s Association, que promove a liderança feminina. Atualmente, 33% do time da DAF no Brasil é composto por mulheres.
Ademais, as mulheres ocupam 22% das posições de supervisão, coordenação e gerência na companhia. Na alta gestão, 10% do quadro de diretores é composto por mulheres. Além disso, Larisa Gambrell assumiu a presidência da DAF Caminhões Brasil em 2024, e por conseguinte, tornou-se a primeira mulher a ocupar essa posição na DAF no Brasil.
Larisa Gambrell participa ativamente de iniciativas com lideranças femininas na companhia e com clientes da DAF, e para ilustrar, em um vídeo recente com Jéssica Lopes, Diretora da TransReal, e Alda Ferreira dos Santos, motorista da transportadora, a executiva expressou sua paixão pelo setor de caminhões. Outrossim, ela enfatizou a importância da união das mulheres para conquistarem espaço nesse segmento.
“Se essa é a indústria que você deseja, continue avançando. As coisas estão mudando e as mulheres estão mostrando seu potencial no mercado. Não desistam e sejam resilientes para inspirarmos outras mulheres”, conclui Larissa Gambrell.