A Scania e a DHL criaram um caminhão elétrico com gerador a combustível para ampliar a autonomia na operação rodoviária. Em fevereiro, a divisão Post & Parcel Germany iniciará os testes do veículo no transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo. Após essa fase, os caminhões poderão integrar a frota da DHL.
Como Funciona o Caminhão Elétrico com Gerador
O modelo EREV (Veículo Elétrico de Alcance Estendido) possui um gerador a combustão. Essa solução possibilita o transporte elétrico sem que o mesmo dependa de uma infraestrutura completa de carregamento. Em resumo, mesmo quando o gerador entra em operação, o caminhão mantém entre 80% e 90% do percurso no modo elétrico. Ademais, o veículo alcança uma autonomia de 650 a 800 quilômetros.
Além disso, o gerador substitui uma bateria, garantindo energia reserva suficiente para longas distâncias. Esse sistema também ajuda a contornar desafios comuns dos caminhões elétricos, como altos custos de carregamento durante picos sazonais; pressão sobre a rede elétrica; aumento do preço da eletricidade no inverno.
Especificações do Caminhão EREV
Primeiramente, a caminhão elétrico Scania e DHL foi projetado para suportar até 40 toneladas. Suas principais especificações incluem comprimento de 10,5 metros, motor elétrico de 230 kW (pico de 295 kW) e bateria de 416 kWh.
O gerador a gasolina , com futura conversão para diesel/HVO, produz 120 kW. Por fim, a velocidade máxima é de 89 km/h e a capacidade de carga até 1.000 encomendas, equivalente ao volume de uma caixa móvel.
O modelo pode ser equipado com um software que controla o uso do gerador. Dessa forma é possível reduzir as emissões de CO₂ com base em limites predefinidos. Além disso, o caminhão pode rebocar uma carroceria móvel adicional, aumentando sua capacidade operacional.
Solução Sustentável para Redução de CO₂
Os caminhões elétricos de autonomia estendida representam uma solução viável para reduzir emissões de CO₂, especialmente em rotas onde a infraestrutura ainda não suporta o transporte 100% elétrico.
O CEO do Grupo DHL, Tobias Meyer, enfatiza que a eletricidade renovável, a rede elétrica e a infraestrutura de carregamento ainda precisam de tempo para atender totalmente às necessidades dos caminhões elétricos.
“Em vez de esperar, a DHL e a Scania investem em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO₂ em mais de 80%”, afirma Meyer. O executivo da DHL também sugere que essas reduções de emissões sejam consideradas na tarifação de pedágios rodoviários e no regime de emissões da frota da UE.
O Futuro da Mobilidade é Elétrico
O CEO da Scania, Christian Levin, reforça que o futuro do transporte será elétrico, mas destaca a importância de soluções intermediárias para acelerar a descarbonização. “O veículo desenvolvido com a DHL comprova que soluções transitórias podem ampliar a escala do transporte sustentável antes da eletrificação total”, opina.
Por último, Christian Levin defende que uma transição climática eficiente exige que formuladores de políticas incentivem essas tecnologias inovadoras, ao mesmo tempo em que ampliam investimentos em infraestrutura pública e condições favoráveis.