O Sindicato das Empresas de Transportes de São Paulo e Região (Setcesp) lançou o Laboratório Setcesp de Inovações durante a realização da edição 2017 do Workshop Comjovem no último dia 21 de junho, na sede da entidade, em São Paulo (SP).

O Workshop deste ano teve como tema “Inovação e Gestão – Soluções para aumento da produtividade no TRC”, que teve o objetivo para chamar a atenção das tecnologias digitais que estão surgindo e que vão muito além do caminhão.
Segundo o presidente do sindicato, Tayguara Helou, a ideia do laboratório surgiu durante uma viagem técnica realizada para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Lá a inovação está em todos os lugares, em cada esquina há um projeto ou serviço revolucionário. Então percebi que era hora de fomentar esta cultura no Brasil e nosso setor”, comenta.
O laboratório será um serviço para comentar o desenvolvimento de novos produtos e serviços para o transporte de cargas e ajudar as transportadoras a tornarem seus projetos de tecnologias digitais viáveis.

Conforme o diretor técnico de TI da entidade e coordenador do laboratório, Anírio Neto, o novo serviço funcionará, na prática, na validação das ideias e mentoria dos projetos. “O laboratório é a melhor opção para os empreendedores que pretendem atuar no setor de transportes de carga e logística. Vamos trabalhar para que as soluções cheguem ao setor com maior aderência à realidade das transportadoras”, complementa.
As pioneiras
Já há cinco startups participando do Laboratório Setcesp de Inovação e que em breve chegarão ao mercado:
23 Cargo – mede as informações de toda a cadeia logística em tempo real em um ambiente totalmente na nuvem no qual a empresa paga somente pelo que usa e não precisa fazer nenhum investimento inicial em software ou hardware.
Kolektiva – solução de armários inteligentes para coleta e entrega de produtos, gerenciados eletronicamente e que podem ser alocados fisicamente em diversos locais, permitindo ao usuário a retirada da mercadoria no horário de melhor conveniência.
Avitus – equipamento baseado na eficiência energética que melhora a aerodinâmica do veículo, reduzindo o arrasto e gerando economia de combustível e pneus e melhorando a estabilidade do veículo.
Movieit – sistema embarcado de monitoramento do veículo por câmeras com acesso on-line, em tempo real, às imagens que são integradas às informações de outros sistemas embarcados, como rastreadores e telemetria, para uma avaliação ampla de ocorrências.
Concore – sistema baseado em workflow para integração, gerenciamento, armazenamento e segurança de informações possibilitando a personalização de relatórios gerenciais para tomada rápida de decisões.

“O objetivo da Comjovem é promover networking, conhecimento e experiências e, com certeza, conseguimos isso no evento de hoje”, encerra Bárbara Calderani, diretor do Comjovem São Paulo.