Setor que só cresce

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Se poucos segmentos da economia brasileira vão bem, um deles é o florestal, principalmente porque é pouco dependente do mercado interno, mais exportador e o maior produtor mundial de celulose.  E como é uma atividade que demanda bastante transporte, a Noma do Brasil, um dos maiores fabricantes de implementos rodoviários da América Latina, vem acompanhando os investimentos das empresas que atuam na área para traçar a sua estratégia de lançamento de produtos. E uma das novidades que acaba de surgir é a nova linha Cavaqueira, lançada na última Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável, realizada recentemente em Três Lagoas (MS).

“Este setor está em franca expansão e deverá ganhar cada vez mais espaço no portfólio da Noma”, comentou Marcelo Noma, diretor-superientendente da Noma do Brasil.

Além do florestal, a nova linha Cavaqueira também atenderá aos setores de carvão vegetal, carvão coque, entre outros. O implemento estará disponível nas configurações semirreboque com três eixos juntos ou espaçados (vanderleia), rodotrem e bitrens de sete e nove eixos. O transportador poderá escolher entre a carreta de piso fixo ou móvel. 
Segundo o gerente da engenharia de produto da Noma, Josué Araújo, a carreta com o piso móvel oferece maior agilidade no descarregamento. O executivo destaca que a linha florestal da Noma tem o menor peso e, como significa maior capacidade de carga e, quando vazio, a tara menor diminui o tempo de retorno e custos com pneus e consumo de combustível.

“Temos o Tritem Florestal 7500, por exemplo, que, graças ao menor peso, permite transportar até 8 mil quilos a mais por dia. Isso porque, nesse segmento, as viagens são curtas, muitas vezes, quatro por dia”, acrescentou o executivo.

O fato do implemento ser mais leve não significa ser menos resistente. Segundo a engenharia da empresa, o chassi oferece a resistência e a flexibilidade exigidos na atividade fora de estrada e o sistema de travessas ajuda a absorver os impactos. Um destaque da linha Noma, apontada pela empresa, é a intercambiabilidade entre conjuntos bitrem 7,50 m e tritrem 7,50 m, bastando apenas inserir um semirreboque intermediário. Na parte elétrica, todos os implementos utilizam luzes de LED e proteção nas lanternas na linha fora de estrada. As interligações elétricas e pneumáticas entre os implementos estão protegidas, pois se localizam abaixo das longarinas. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).