São Paulo tem repetido índices históricos de falhas na segurança pública, pelo menos, quando o assunto é roubo de cargas. Conforme a pesquisa anual divulgada pela assessoria de segurança da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram constatados 14.400 casos de roubo de cargas no Brasil, 40% em São Paulo em 2021. Segundo os dados do Produto Interno Bruto — PIB do 4.º trimestre no Estado de São Paulo, apurados pela Fundação Seade, a economia paulista avançou 5,7% em 2021. Dessa forma, a evolução da economia de São Paulo é muito superior à eficiência das polícias de São Paulo. 

Apenas no Sudeste foi apontado 82% das ocorrências, concentrando a maior quantidade no Estado de São Paulo, com 43,23%, e complementando com 6,82% no Sul, 5,44% no Nordeste, 3,66% no Centro-Oeste e 1,42% no Norte. Ao todo, os valores somados pelas regiões chegam a, cerca de R$ 1.270 bilhões em prejuízo. O valor é repassado para o frete e, depois, para o consumidor final, o mesmo que paga impostos para ter segurança. 

Dentre as mercadorias mais almejadas pelas quadrilhas, são ressaltadas: alimentos, materiais do setor de têxteis e de confecção, eletrodomésticos, cigarros, combustíveis, autopeças, produtos farmacêuticos e defensivos agrícolas. 

Segundo Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP: “As nossas lideranças estaduais e nacionais, responsáveis pelo assunto, estão cobrando as providências para o combate ao roubo de cargas. Como sindicato, não temos ação direta nos casos de roubos, mas reforçamos com nossos associados sobre a importância do acompanhamento preventivo do gerenciamento de riscos, atenção redobrada em paradas e nos trajetos em horários de menor movimentação”.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).