Mais uma turma de profissionais especializados em SSMA foi formada em junho pelo Curso de Gestão de Segurança no Transporte pela FABET (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte). Foram 34 alunos representando 16 empresas que investem na melhoria da gestão de segurança. Todos participaram de diversas aulas com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos em SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), além de valiosas trocas de experiências entre profissionais já com experiências no setor de transporte de cargas.

Conheça o resumo dos trabalhos apresentados no encerramento em junho no Teatro FABET-SP na ordem alfabética das empresas: 

AJ Transportes

O “Programa de Remuneração de Motoristas para a AJ Transportes” foi o trabalho da aluna Tatiane Alves dos Santos Cirilo apresentado em junho de 2022. Ela mostrou a forma reversa de remuneração aos motoristas que têm um valor mensal garantido caso nenhuma violação seja cometida e que pode crescer conforme as metas de faturamento do veículo. No entanto, para cada tipo de falha cometida, valores vão sendo descontados da quantia prometida no início de cada mês. 

ALP Transportes 

O investimento no que há de mais moderno em frota de caminhões com tecnologia embarcada foi o destaque dos alunos Jaqueline Dias Nunes e Rogério Costa Silva, da ALP Transportes. O investimento nos caminhões mais completos em tecnologias de segurança e no treinamento de todos os motoristas são os maiores valores da empresa na busca pelo Acidente Zero. A ALP Transportes está também fazendo a implantação da ISO 39001 com apoio da Volvo do Brasil. 

Andreis Transportes 

“Retenção de Colaboradores” foi a apresentação da aluna Edinéia Soares. Com sede no Mato Grosso, a concorrência pela contratação de bons motoristas é muito alta. Muitos profissionais preferem conduzir composições de grãos, com regras menos rigorosas do que o transporte de combustíveis. Tais fatores tornam o nível de rotatividade de condutores alta e, para reter os bons motoristas, a Andreis Transportes teve que criar uma política de recompensa acima da média praticada na região e, para isso, criou o projeto “Liga das Estrelas”.  

Faccin Logística 

“Escola de Motoristas Profissionais” em parceria com o Sest/Senat nasceu a partir da necessidade de contratar colaboradores na região de Guarapuava (PR) foi a solução apresentada pelo aluno Paulo Roberto Bastos. A ideia, além de ajudar a própria Faccin Logística, qualificou motoristas para outras transportadoras da região. 

Fadel Transportes e Logística 

O projeto “Chega Junto”, apresentado pelos alunos Ana Paula Moura, Cintia Matos, Guilherme Lopes, Juliano Mariano, Renan Carlos e Renan Henrique, mostrou a importância frota 100% conectada para garantir a produtividade dos veículos em operação, com uma escala 100% eletrônica, alinhada com a programação do embarcador. O acionamento do motorista obedece a regras previamente definidas, garantindo o correto cumprimento da intrajornada, otimizando a utilização dos veículos e equipes de motoristas. 

G2L — TransAbril — DEMARCO

A DEMARCO presta consultoria para a TransAbril e para G2L, e, por isso, o trabalho “Projeto Segura” foi apresentado por alunos de cada uma das empresas: Felipe Costa Jimenez (G2L, do Grupo Gerdau), Jaisler Eduardo de Amorim (TransAbril) e Bruno Rodrigues Balbio (.demarco). O resultado apresentado utiliza tecnologias bastante conhecidas pelas transportadoras, mas o diferencial foi a riqueza de dados que ajudaram nas tomadas de decisões e em melhorias do treinamento dos motoristas, incluindo, o efetivo retorno para os profissionais e seus familiares. 

Grupo Imediato – Rota Segura 

‘Percepção de Risco’ foi um cuidadoso trabalho para avaliar a segurança em uma operação por uma estrada de alto risco para acidentes. Dentro do valor segurança inegociável, os alunos Jader Augusto Pauluci, Sabrina Machi e Michel Morales apresentaram um experimento baseado em estudos de engenharia de tráfego com cálculos precisos e práticos. O principal objetivo foi mostrar que todas as situações de riscos devem ser estudadas a fundo e mostrar para os gestores o quanto a situação é crítica e com um alto risco de acidentes. O estudo foi mostrar o alto risco da descida da Serra da Glória em Brotas (SP) com a composição formada com o cavalo mecânico Mercedes-Benz Axor 3344 6×4 com capacidade de 74.000 kg de PBTC e CMT de 123.000 kg. Para a segurança de todos, o teste foi feito com os implementos vazios e com todos os controles disponíveis e presentes para que ninguém fosse colocado em risco. A distância do percurso era de 1,11 km, ângulo de inclinação de 9,81% e velocidade de 11,1 km/h. A descida representava sair de uma altitude de 779 metros ao nível do mar para 669 metros. Todos os parâmetros do comportamento do cavalo mecânico e dos implementos foram registrados por cálculos matemáticos, fotos e vídeos. O brilhante trabalho da equipe foi suficiente para convencer tanto a Raízen, cliente da operação, quanto os gestores do Grupo Imediato entenderem que não valia a pena correr riscos de acidentes pensando em apenas “economizar” em km e tempo, e o que valia realmente era a saúde e a vida dos motoristas, pois havia outra rota mais segura para a mesma operação, mesmo que precisasse rodar alguns quilômetros a mais. Deste trabalho, todos ganharam, pois os valores de segurança dessas são grandes e prioritários.” 

Grupo Imediato – Currículo de Segurança 

“Currículo de Segurança – Evolução da Segurança” foi o tema apresentado pelos alunos Fabio Monteiro, Leonardo Nascimento, Marcella S. Pamponet, Paolla Isabele, Rafael Rodrigues de Campo e Rogerio Siqueira no encerramento em junho. Trata-se de nova metodologia que está virando tendência na gestão individualizada dos motoristas, pois cada um tem uma história de vida dentro e fora da empresa, mesmo que a tecnologia de coleta de dados seja a mesma para todos.  

IC Transportes 

“Gestão dos Sucos e Pressão dos Pneus” foi trabalho apresentado pelo aluno Elton Rogério Martins de Castro em junho. A ideia parte do uso de tecnologias que conseguem ler a profundidade dos sulcos e a pressão dos pneus e, por meio do uso de inteligência artificial, cálculos são realizados para informar o desgaste de banda de rodagem e a pressão de cada pneu. Com a instalação da balança, o controle dos sucos e pressão dos pneus tem dado uma vida mais longa aos rodantes. Com isso, a IC Transportes teve uma redução significativa nas aquisições de compras dos pneus, redução de perca de carcaça de pneus e redução na mão de obra para realizar as análises dos pneus.  

JD Cocenzo 

Os alunos Marcus Vinicius Júnior e Mayara Viana Braz apresentaram o case “Gestão 360º – Uma Nova Visão” no encerramento de junho. O trabalho apresentado é digno de cursos de pós-graduação sobre gestão do tempo. Eles identificaram como os dados estavam dispersos dentro da empresa, que gerava desperdício de tempo. O objetivo foi centralizar os indicadores chaves para melhorar a análise de dados, e garantir uma visão de 360º do nível do serviço e desempenho dos motoristas. Os resultados alcançados, até o momento, já mostram satisfatórios e em contínua implantação. 

Morada Logística 

“Gestão de recursos tecnológicos e humanos voltada a redução de exposição ao risco” foi a apresentação dos alunos André Dias e Paulo Cesar. Este projeto foi idealizado para que as ferramentas, recursos tecnológicos e humanos empregados na frota da Morada sejam utilizados em sua plenitude, atingindo maior alcance e reflexo direto nos indicadores extraídos destas ferramentas e recursos. Os recursos tecnológicos fazem o monitoramento de forma autônoma de comportamentos e atos inseguros dos motoristas utilizando parâmetros pré-definidos e inteligência artificial. Os recursos humanos fazem a triagem, intervenção e tratativas das não conformidades apontadas pelas ferramentas de tecnologia. A melhoria nos indicadores reflete a implementação de ações preventivas/corretivas sobre os desvios observados e consequentemente a redução da exposição e acidentes nas nossas operações. Os resultados observados com a implantação deste projeto mostram que os recurso tecnológicos investidos na empresa estavam sendo subaproveitados e que tão importante quanto ter ferramentas e recursos de tecnologia sendo utilizados com intuito de regular, prevenir e mitigar a exposição ao risco de forma controlada, a sinergia com recursos humanos empregados com a mesma finalidade é o que traz resultados consistentes e mais eficientes. 

Sest Senat 

A apresentação de Christian Anderson Riger, analista do departamento de Desenvolvimento Profissional, foi apresentar a amplitude de serviços e assistência que todos os funcionários de transportadoras têm direito em qualquer uma das 160 unidades do Sest Senat que abrangem cerca de 4.000 municípios no País. Entre elas, estão os serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, atividades esportivas, lazer, culturais, cursos, entre outros serviços.  

Steel Log – Transzaneti 

“Programa Entregar – Melhoria Contínua por Indicadores” teve a união dos alunos das suas empresas, respectivamente, Danilo Favarim e Edson Carlos de Oliveira em junho. Os objetivos de ambas empresas foram reduzir o turnover e aumentar a segurança. A partir de métricas bastante claras e objetivas, criaram uma escala de recompensas crescente. O projeto nasceu durante as aulas do Curso de Gestão de Segurança no Transporte e está em fase de aprovação e implantação.  

Transpedrosa 

O “Programa Medicina do Sono – Visita aos familiares dos motoristas” foi apresentado em junho pelo aluno Reinaldo Araújo. A partir de um programa do ramo de transporte de passageiros, geralmente mais avançado por transportar pessoas, e apresentado pela Raízen, a Transpedrosa foi a primeira do ramo de transportes de combustíveis a implantar medidas para minimizar acidentes causados por fadiga há quase uma década. Desde então, foi traçado um plano de curto e médio prazo com auxílio da medicina do sono e também com o envolvimento dos familiares dos motoristas. A partir de diversos trabalhos educacionais sobre a importância do sono e do descanso do motorista, de suma importância pela compreensão dos familiares, a Transpedrosa conseguiu conscientizar a todos sobre o quanto isso é importante para que o motorista sempre volte com segurança para casa.  

Transportes FS 

“Educação para Humanizar o Trânsito” deu título ao trabalho de gestão da aluna Suelen da C. Bezerra em junho para que os dados da telemetria e câmeras fossem mais informações para estatísticas. A própria forma que a Suelen foi recebida na FS já gerou um sentimento de empatia. Simples riscos de canetas em uma folha de caderno para que ela entendesse as diferenças entre os diferentes tipos de caminhões e composições já foi uma aula de “educação para humanizar o trânsito”. O nome disso é empatia. Da mesma forma “lúdica” que Suelen Bezerra foi recebida na Transportes FS, ela usou diversos métodos para envolver todos os funcionários para a humanização do trânsito, a redução das violações de câmeras foi reduzida significativamente de 144 em junho de 2021 para apenas 26 em abril de 2022, o mesmo ocorrendo com a telemetria, de 209 em julho de 2021 para 11 em abril de 2022. Tudo com baixo custo de investimento, apenas criatividade.  

Vibra

Motorista DEZtaque foi o projeto de junho apresentado pelo aluno Alexandre Albert Gonçalves, da Vibra Energia (ex BR Distribuidora). Com intuito de engajar e motivar os mais de 10.000 motoristas de aproximadamente 60 transportadoras que prestam serviços para a Vibra, foi elaborado o Programa de Reconhecimento de motoristas e transportadoras, intitulado Motorista DEZtaque, o qual completou 10 anos de existência e com resultados excepcionais alcançados. As cifras e premiações envolvidas no DEZtaque são benchmark, portanto, os maiores incentivadores da participação e engajamento desses transportadores e motoristas. Por métricas de desempenho na direção, o programa monitora o comportamento e aderência dos motoristas às práticas da direção segura; velocidades legais e compatíveis, jornada de trabalho, fadiga, comportamento no trânsito, entre outras, são algumas das variáveis que compõem o resultado de cada um deles. Com um foco muito forte em comunicação com seu público principal, motoristas e transportadoras, a VIBRA também se preocupou em engajar os familiares dos motoristas, por meio das campanhas e premiações no site, fazendo deles aliados para a direção segura. Os resultados colhidos com todo esse engajamento, para uma direção mais segura, foram refletidos diretamente nos indicadores estratégicos da Vibra; uma redução de mais de 80% na Taxa de Frequência de Acidentes no Transporte (acidente por milhão de km rodados) e de 99% dos volumes vazados em decorrência desses acidentes. Querem conhecer mais sobre o programa? Entre no site: ww.motoristadeztaque.com.br  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).