Um dos cursos mais tradicionais para profissionais da área de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) é o Gestor de Segurança no Transporte, que teve mais uma turma formada no dia 25 de novembro, no Teatro Fabet-SP. No último dia do curso, que durou três meses, foi realizado um seminário por um dia, quando os alunos apresentaram um trabalho mostrando melhorias em segurança e sustentabilidade em suas empresas.
Conheça o resumo de cada trabalho na ordem das apresentações:
Steel Log e Sem Limites
Os alunos das duas transportadoras trabalharam juntos na apresentação “Tecnologia e Gestão para Segurança no Transporte”. Artur Leandro de Oliveira e Izau Jaconias Gomes dos Santos, ressaltaram que as tecnologias já são utilizadas em grandes operadores logísticos e, isso, motivaram a iniciativa nas empresas que trabalham. Para alcançar a redução de acidentes e seus consequentes danos emocionais e materiais, os resultados do uso da telemetria e das câmeras de segurança e fadiga apareceram rapidamente, com a motivação dos colegas de trabalho. Foi importante para alcançar os objetivos, o compartilhamento da redução de custos com acidentes, manutenção e consumo, por meio de premiações, e a maior assertividade nos treinamentos.
Transpedrosa — 1ª apresentação
Bianca Mascarenhas da Costa e Marco Tulio Quirino tiveram o tema “Padronização de Processos, Alinhado com a Tecnologia”. O objetivo do trabalho foi a automatização máxima de procedimentos. Neste caso específico, foi a criação de uma plataforma digital para avaliação de aptidão ao trabalho, aumentando a eficiência e agilidade para que os condutores respondam respostas que geram avaliações e auditorias imediatas e de fácil acesso.
Grupo Imediato
Danilo Carmona e Sérgio Batista de Souza se inspiraram nas aulas para o trabalho “Formulário de Pré-Investigação de Acidentes” que foi uma ideia inicial para melhorias dos processos atuais na empresa. Eles acreditam que, com o formulário, permitirá a formação de mais pessoas para realizar o levantamento das principais informações necessárias para o início de uma investigação. Com isso, ganha eficiência para ações de treinamento e prevenção de acidentes, difundindo mais a cultura da segurança ativa.
Fadel
“Anjo S-Track — Gestão em Segurança no Transporte” foi o tema do trabalho de Everton Francisco da Silva, Gabriela Cordeiro Gameleiro, Matheus de Paiva Costa e Vinícius Domingos N Damaceno. O objetivo é zerar o tombamento de caminhões e, para isso, utilizaram a tecnologia que reúne dados do percurso na rodovia, modelo do veículo e tipo de carga. Os dados são coletados previamente e adicionados em um dispositivo no caminhão. A partir da geolocalização e esses dados, o sistema alerta qual é a velocidade máxima para cada curva, considerando o centro de gravidade do veículo, altura, comprimento etc. No dia da apresentação, a Fadel já registrava 853 dias sem tombamento.
Veloce Logística
Danilo Bento, Eduardo de Carvalho e Michelle Oliveira apresentaram o tema “A Importância da Desconstrução da Cultura e a Evolução nos Processos de Segurança da Cadeia Logística no Transporte Rodoviário Internacional”. O objetivo foi envolver toda a cadeia, incluindo todas as pontas, o cliente no embarque da carga até o cliente no desembarque, com adesão das boas práticas do mercado, e não apenas o público interno da transportadora, agregados e terceirizados. Para isso, a empresa vem trabalhando desde 2018 com a criação do comitê de acidentes e com o estabelecimento de diversas metas atuais para a implantação de novas práticas e culturas, como a eliminação das viagens noturnas, tecnologias como detector de fadiga, premiações, treinamentos de direção defensiva, treinamentos dos gestores na Fabet e já conta com metas planejadas para 2023.
Transpedrosa — 2ª apresentação
“Processo de Violações” foi o trabalho de João Luiz Cunha, que teve o objetivo de mostrar como reduzir os desvios de comportamento de forma humanizada e organizada. Para isso, criaram-se processos de tratativas por operação, fluxo de comunicação interna e externa, programação de premiação Zero é Possível, e tendo, como resultado, a redução significativa das violações e, principalmente, o reconhecimento dos clientes pelo trabalho realizado.
JSL
Jorge Rodrigues de Oliveira e Ricardo Hideo Wauke apresentaram o trabalho “Cultura de Segurança — A Responsabilidade do Líder”. O desafio foi realizar o engajamento de toda a liderança, conscientizando que a responsabilidade pela segurança é de todos e não somente da área de SSMA. Para isso, houve a desconstrução de culturas antigas, mudança de rotinas e a criação de indicadores. O “pulo do gato” foi a criação de um aplicativo para que o engajamento dos líderes fosse avaliado por indicadores objetivos e transparentes, incluindo, o CEO da empresa. Para chegar ao maior nível de engajamento foi criado um comitê de cultura e segurança e um amplo plano de ação.
Garbuio Transportadora
“Torre de Controle”, trabalho apresentado por Rafael de Almeida Lopes, teve o objetivo fazer o máximo aproveitamento dos dados gerados por diversas tecnologias, como telemetria, sensor de fadiga etc. Com isso, permitir que todos os funcionários possam ver os dados como informações para rápida identificação de desvios e situações que possam colocar em risco a operação. Dessa forma, podem ser mais assertivo nas tomadas de decisões a partir de 4 pilares: visibilidade do que está acontecendo, alerta sobre não conformidades, análise de dados e execução, que é a melhor tomada de decisão.
Vibra Energia
Ramon Rodrigues Rita apresentou o trabalho “Novo Treinamento de Ambientação de Condutores”, como nova forma de qualificar os condutores contratados pelos prestadores de serviços de transportes, o que significa mais de 8 mil veículos e mais de 10 mil motoristas. O objetivo foi a mudança da forma realizada presencialmente antes da pandemia e, que após a crise que gerou o isolamento, desenvolveram tecnologias e processos para o treinamento on-line interativamente com checagem e avaliação automática.
Morada Logística
“Programa Segurança Vai Bem” foi o tema de Raquel Augusto de Faria. O desafio era alcançar, engajar e promover sinergia com mais de 2.000 motoristas com campanhas de segurança em uma época em que todas as pessoas estão sobrecarregadas de informações. Campanhas com quiz e premiações foram criadas, mas não estavam sendo suficientes. Identificando que o maior número de acidentes eram de pequena monta em pátios de manobras, a empresa criou o Torneio Manobra de Ouro, com testes de conhecimento e participação para demonstração de habilidades em manobras reais. As etapas eliminatórias eram realizadas nas filiais, e depois, os classificados disputaram a final, em festa comemorativa envolvendo inclusive a família. Com isso, a empresa conseguiu o engajamento e a sinergia desejada.
BBM Logística
Thiago de Jesus Campos apresentou o trabalho “Base Prevenção de Acidentes” que começou a reunir as causas e falhas comuns entre as empresas de logística. O objetivo da base deverá conseguir identificar as principais causas dos acidentes e estabelecer um plano de atuação que seja abrangente, possa mitigar os riscos inerentes e atuar preventivamente e proativa. A partir disso, criou-se o triângulo da prevenção de acidentes, com maior foco em monitoramento, seguido de gestão de comportamento e treinamento/conscientização. Com isso, a empresa conseguiu identificar o que não era feito e tudo o precisa ser feito, implementado de forma auditada.