Há muitas dúvidas sobre o custo ambiental da produção das baterias, desde a extração das matérias-primas do Planeta, como lítio com alto custo para o uso da água. Ainda não temos respostas para todas perguntas, principalmente, pelas que efetuamos aqui na revista TRANSPORTE MUNDIAL. O trabalho do jornalismo é buscar respostas e elas vão aparecendo gradualmente. Um dos exemplos que compartilharemos é a solução da Volvo encontrada para a destinação das baterias utilizadas nos caminhões e ônibus elétricos. 

O Volvo Group começou a trabalhar com a Connected Energy, especialista em armazenamento de energia de bateria de segunda vida, com sede no Reino Unido, para acelerar ainda mais os negócios de baterias e as oportunidades de sustentabilidade. 

Em sua missão de apoiar e garantir um modelo de negócios circular atraente e sustentável para baterias, a divisão Volvo Energy está investindo o equivalente a R$ 24,9 milhões por 10 por cento no especialista em armazenamento de energia de bateria de segunda vida. 

“Há um grande potencial inexplorado no uso de baterias de segunda vida. Esse investimento voltado para o futuro visa facilitar a expansão dos sistemas de armazenamento de energia de baterias de segunda vida e garantir ainda mais oportunidades de negócios circulares para o próximo aumento nos retornos de baterias do Grupo Volvo”, diz Joachim Rosenberg, presidente da Volvo Energy. Ele continua: “Com a Connected Energy, minimizamos o impacto ambiental das baterias que alimentam os veículos do Grupo Volvo. Ao aproveitar as baterias, obtemos o valor total delas — do ponto de vista climático, ambiental e comercial.” 

A Volvo Energy é um dos cinco novos investidores, incluindo Caterpillar Venture Capital Inc., Hinduja Group, Mercuria, OurCrowd, a se juntar aos investidores existentes da Connected Energy; Engie New Ventures, Macquarie e Low Carbon Innovation Fund. 

Fatos Volvo Energy 

A Volvo Energy é uma área de negócios do Grupo Volvo dedicada a fornecer suporte e infraestrutura essenciais durante a primeira vida, ou seja, quando as baterias são montadas em veículos, garantindo oportunidades de segunda vida confiáveis e sustentáveis antes da reciclagem da bateria.  

Fatos Connected Energy   

Com sede em Newcastle Upon Tyne, Centro Técnico em Norfolk e sistemas operacionais no Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Holanda, a Connected Energy é uma das poucas empresas no mundo que provou que baterias de veículos de segunda vida podem ser usadas em sistemas comerciais de armazenamento de bateria. A Connected Energy possui dezesseis sistemas operacionais em toda a Europa: Bélgica, Alemanha, Holanda e o Reino Unido, sendo o maior deles a Cranfield University em Bedfordshire, Inglaterra.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).