Com objetivo de renovação de frota, a Tomasi Logística comprou 61 caminhões dos modelos VW Constellation 24.280 e 19.360 com a nova transmissão automatizada V-Tronic ZF TraXon de 12 velocidades. 

A Tomasi Logística conta com frota de veículos de carga desde utilitários até rodotrens de diferentes marcas, como Agrale, Volvo, MAN, DAF, Mercedes-Benz e Volkswagen. A Tomasi Logística foi fundada em Lajeado (RS) em julho de 1990 pela família Tomasi. 

Leia mais: A estratégia da Volvo para baterias usadas

Ônibus elétrico Volvo
Ônibus elétrico Volvo

Um dos motivos do sucesso da Volvo nas vendas de ônibus elétricos foi entender que o risco das baterias para os clientes é muito alto. Por isso, a empresa vende o ônibus e aluga a bateria assumindo todos os riscos de feitos e se a durabilidade e desempenho não forem como esperados. A empresa anuncia agora um novo passo na gestão de baterias usadas.

“Temos uma estratégia de sustentabilidade bem definida em cada estágio de nossa cadeia de valor e agora estamos dando mais um passo em frente por meio da reutilização planejada e consistente de baterias de ônibus. Em nossa operação de eletromobilidade, estamos criando um ciclo de negócios circular e essa cooperação é realmente um passo importante na direção certa”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

As baterias de ônibus são usadas por muitos anos no tráfego regular antes de precisarem ser substituídas. No entanto, quando novas baterias são instaladas no veículo, as antigas ainda têm uma capacidade considerável para oferecer. Essa capacidade é muito limitada para impulsionar um ônibus com eficiência, mas é mais do que suficiente para uso estático para fins de armazenamento de energia. A reutilização das baterias significa que os recursos naturais podem ser conservados, uma vez que não é necessário usar baterias novas para armazenamento de energia.

Reutilização da bateria Volvo

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos que a Batteryloop tenha a oportunidade de comprar as baterias usadas e desenvolver esta solução em conjunto com a Volvo Buses. Além da reutilização, no âmbito do contrato também garantimos a reciclagem segura e ambientalmente adequada quando as baterias chegarem ao fim de sua segunda vida como unidades de armazenamento de energia. Assim, oferecemos uma solução circular sustentável para baterias Volvo Buses. Além disso, essa cooperação significa que podemos converter um custo em uma fonte de receita para o cliente”, disse Rasmus Bergström, presidente da Batteryloop.

O novo acordo assinado recentemente tem alcance global. Abrange todas as baterias pelas quais a Volvo Buses é responsável em seus ônibus elétricos em todo o mundo. Até agora, a maioria desses ônibus pode ser encontrada na Europa, mas o número de ônibus eletrificados deve aumentar também em outras partes do mundo.

“Vemos uma demanda cada vez maior por ônibus elétricos em cidades de todo o mundo e, como entramos no mercado de ônibus elétricos cedo, o número de baterias usadas deve aumentar”, explica Håkan Agnevall.

A demanda por unidades locais de armazenamento de energia deverá aumentar no futuro. Não menos importante, uma unidade de armazenamento de energia oferece um novo escopo para armazenamento de energia renovável, que pode ser usada para atender a picos na demanda de eletricidade. Qualquer excedente pode ser vendido, entregue direto na rede.

“Uma unidade de armazenamento de energia é como um grande banco de energia que dá ao usuário uma flexibilidade considerável e pode ajudar a gerar renda. Vemos que existe um mercado em rápido crescimento em diversos tipos de imóveis e em postos de recarga para veículos elétricos, tanto na indústria quanto na sociedade. Nossa cooperação com a Volvo Buses fornecerá uma contribuição valiosa para o desenvolvimento da infraestrutura que precisa ser construída”, comenta Rasmus Bergström.

Batteryloop e Volvo Buses já estiveram envolvidos em um projeto conjunto com Stena Fastigheter, em que baterias de ônibus são usadas como unidades de armazenamento de energia para fornecer eletricidade para a área residencial de Fyrklövern em Gotemburgo. A eletricidade armazenada nessas unidades vem de painéis solares instalados nos telhados dos prédios de apartamentos.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).