Curso para condutores mulheres e homens

 O crescimento da logística urbana no Brasil é uma das maiores do mundo, principalmente, devido ao e-commerce que cresce a taxa de 20% ao ano, e o mesmo percentual faz parte das previsões para os próximos anos. Isso gerou uma demanda pelo transporte de cargas nas cidades. Tanto, que as vendas de furgões cresceram 78,3% nos últimos três anos, isso, considerando apenas os modelos com PBT até 3.500 kg, utilitários que podem ser conduzidos por motoristas com CNH B, e são os preferidos por razões que explicaremos mais adiante neste texto. São modelos que vão do Fiat Fiorino até o Mercedes-Benz Sprinter 315. Só no primeiro semestre de 2022, foram vendidas 58.023 unidades de furgões desta categoria.  

Para conduzir esses veículos, todos com modernas tecnologias, é necessário motoristas capacitados para evitar a perda dos potenciais ganhos devido à condução inadequada, que geram maior consumo, custos de manutenção e riscos de acidentes.  

Curso Gestão na Distribuição Urbana In Company  

Para evitar isso, tanto os frotistas de furgões que trabalham na atividade de entregas urbanas, quanto os motoristas, precisam buscar a qualificação profissional. Para atender a demanda por treinamentos, a Fabet oferece o Programa Gestão na Distribuição Urbana “in company” com a finalidade: 

  • Envolver os condutores no trabalho preventivo sobre o trânsito e no melhor desempenho logístico e de custos de cada veículo na distribuição urbana.  
  • Promover o conhecimento das regras e normas de trânsito, visando ao profissional à condução de veículos com responsabilidade, segurança e comprometimento.  
  • Possibilitar a formação de um cidadão comprometido consigo e com seus semelhantes, assumindo seu papel profissional como um ser livre e responsável por suas escolhas.  
  • Proporcionar o conhecimento técnico auxiliando na compreensão da importância que o profissional tem na redução dos custos da operação.  
  • Oportunizar a sensibilização e dela gerar a transformação de hábitos e ações quanto a sua conduta profissional para a redução dos índices de acidentes.  
  • Trabalhar em forma de parceria, para obter melhores e maiores resultados operacionais e assim, ter ao final da cadeia produtiva, a garantia da Segurança, Eficiência e da Sustentabilidade do negócio. 

Vantagens dos furgões para CNH B 

A principal razão da preferência deste segmento de utilitários é do ponto de vista das dezenas, talvez centenas, legislações federal, estaduais e municipais. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) define todos os veículos de cargas até 3.500 kg de PBT (Peso Bruto Total) como camionetes, colocando na mesma categoria uma picape VW Amarok e um chassi cabine Mercedes-Benz Sprinter Truck 315, igualmente os furgões, mesmo que um seja para lazer e outros para trabalho.   

Quais as vantagens de ser uma camionete? O Mercedes-Benz Sprinter 315, seja furgão ou chassi cabine, foi homologado com PBT legal de 3.500 kg. Isso gera muitas vantagens para o uso urbano em muitas cidades que colocaram muitas restrições para caminhões.   

Há ainda outras três vantagens: pode ser conduzido com CNH categoria B, paga pedágio de automóvel e nas estradas obedecem à legislação de automóvel, como, por exemplo, seguir os limites de velocidade de automóvel, não precisar parar em postos de fiscalização de ICMS ou passar pelas balanças. 

Portanto, a eficiência para a logística urbana está na escolha do veículo correto para a operação e este utilitário precisa ser conduzido por um motorista bem treinado para o menor consumo de combustível, menor custo de manutenção e o comprimento das metas diárias de entregas. 

Mercedes-Benz Vans apoia Fabet para formação de motoristas mulheres

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).