As notícias de investimentos no setor de logística não param de chegar, principalmente, de startups. Uma das mais recentes vem de Minas Gerais, onde foi criada a plataforma de transformação de digitalização para logística. A Letwe Innovation realizou aporte de R$ 3,1 milhões na startup Gti Plug, especializada em controle de movimentação de produtos e estoques para empresas. 

O CEO da Letwe Innovation, Antônio Miranda, comenta: “nosso propósito é movimentar todo o País, co-construindo o futuro digital da logística, com a oferta produtos e soluções de base tecnológica que permitam também às empresas otimizarem processos e reduzir custos em suas operações”. 

O ecossistema da Letwe Innovation é integrado por outras quatro frentes: uma logitech de gestão inteligente de frota; uma de logística e mobilidade; e uma ESGtech, especializada em de tokens de crédito de carbono; além de soluções para Dark Stores.

Segundo o CEO  da Gti Plug, Leonardo Lima, dados da Associação Brasileira de Logística (Abralog) mostram que o Brasil perde em média 9 bilhões de dólares por ano com a falta de eficiência e modernização no setor. Além de fatores como transporte eficiente e de rodovias bem conservadas para que as mercadorias cheguem no tempo certo ao destino desejado, o  gerenciamento correto de estoques é imprescindível para a eficiência das corporações do segmento de logística. Um gargalo na estocagem pode comprometer todo o processo.

“Desenvolvemos soluções para uma melhor gestão e estratégia de armazenamento de produtos. Ajudamos as empresas que possuem processos de armazenagem e expedição de produtos a reduzirem custos em seus estoques, garantindo que o produto correto irá chegar na mão de seus clientes, sempre no tempo correto.”, afirma Leonardo Lima, lembrando que, no caso da Letwe Innovation, serão estruturados meios logísticos de  controle de estoques dentro do ecossistema para a entrega de produtos com rapidez e qualidade aos clientes.

A armazenagem feita de forma correta é um dos requisitos de grande importância, também, para os cofres das empresas do segmento de logística. Garantir que as mercadorias estejam sendo alojadas de acordo com os protocolos garante sua disponibilidade e  evita que produtos sejam danificados ou desperdiçados, afastando o risco de perdas  para a empresa. A digitalização ajuda para que nenhuma etapa dos processos seja esquecida. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).