Uma das presenças mais inusitadas na Agrishow 2023, que ocorre em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 1º e 5 de maio, é um gigante, até então, mais oferecido para o setor da construção pesada e mineração. Trata-se do caminhão articulado Volvo A30G Agro.

A Tracbel desenvolveu esta versão em parceria com a Volvo Construction Equipment para atender às demandas do agronegócio. Ele pode ser acoplado a diferentes implementos agrícolas, como arados, grades e roçadeiras, para realizar o preparo do solo antes do plantio e outras atividades no campo. 

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Volvo A30G pode puxar diferentes tipos de implementos

O Volvo A30G Agro é produzido no Brasil, na fábrica da Volvo CE em Pederneiras (SP). Segundo Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas do Grupo Tracbel, o caminhão articulado tem sido bem aceito pelos agricultores. Entre eles, os do Nordeste do Brasil e de outros países da América Latina, como Argentina e Paraguai. 

“É mais uma solução para quem busca máquinas eficientes, mas que também possam ser usadas em outras funções”, diz.

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Volvo A30G – Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas do Grupo Tracbel

Tração 6×4 ou 6×6

O Volvo A30G Agro tem tração nos três eixos, com opção automática 6×4 e 6×6, o que lhe confere maior capacidade de tração em solos irregulares ou escorregadios. Ele também tem baixa pressão sobre o solo, reduzindo a compactação e aumenta a flutuação. Além disso, ele pode usar pneus mais largos em duas outras opções. 

“São características que facilitam o trabalho no campo”, explica Marcos von Glehn, gerente de engenharia de aplicação da Tracbel.

O caminhão articulado é um tipo de veículo que combina um chassi rígido com uma caçamba basculante articulada na parte traseira. Esse design permite que o caminhão articulado tenha maior capacidade de carga e melhor desempenho em terrenos irregulares do que os caminhões convencionais. 

A criação dos caminhões articulados

A Volvo CE é uma das principais fabricantes de caminhões articulados no mundo, tendo inventado o conceito desse veículo na década de 1960, na Suécia. 

Desde então, a empresa vem aprimorando sua tecnologia e oferecendo soluções inovadoras para os segmentos de mineração, construção e agronegócio. Um exemplo é o modelo A60H, o maior caminhão articulado do mercado, com capacidade de carga útil de 55 toneladas e volume da caçamba de 33,6 metros cúbicos. 

Por fim, o A60H possui um motor Volvo D16J de 470 kW (639 cv) de potência. Ele conta com um sistema de assistência inteligente que otimiza o consumo de combustível e a segurança.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).