A Tracbel é um dos distribuidores, peças e prestação de serviços mais importantes para o Grupo Volvo na distribuição dos produtos caminhões, ônibus (no Norte e Nordeste) e equipamentos de construção, como caminhões articulados, máquinas pesadas, entre outros produtos. A empresa nasceu em 1967 como uma pequena empresa de manutenção de máquinas e se transformou em Belo Horizonte. Após 55 anos é considerado referência. Já são 32 unidades distribuídas em 15 estados e com mais de 1 mil funcionários e milhares de clientes. “Sempre apostamos no oferecimento de equipamentos avançados e em assistência técnica de alta qualidade para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes”, declara Luiz Gonzaga Pereira, um dos fundadores e presidente do Grupo Tracbel

De Minas para todo o Brasil, o Grupo Tracbel atende os segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins. Luiz Gonzaga atribui o sucesso e a expansão ao longo e árduo trabalho neste campo. “Tenho a convicção de que contribuímos com o desenvolvimento do País por meio da distribuição de equipamentos e soluções de transporte que melhoram a qualidade de vida da população e aumentam a produtividade das empresas”, afirma. “Temos um compromisso inegociável com o progresso. Somos uma rede especialista sempre pronta para acompanhar as mudanças e caminhar com otimismo para viabilizar produtos e serviços que trazem mais eficiência aos negócios dos clientes”, acrescenta Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel.  

Luiz Gonzaga apostou num momento em que a infraestrutura do Brasil era ainda muito deficitária e o País vivia um momento de grandes investimentos. Depois de um período inicial de trabalhos locais, a empresa passou a prestar serviços regional e nacionalmente e a crescer com recursos próprios. Em 2005, a Tracbel iniciou sua grande expansão, aliando crescimento orgânico com aquisição de outras empresas: um total de 13 aquisições em 17 anos. O avanço acelerado deu-se a partir de 2016, por conta principalmente da concentração dos negócios em setores da economia também em aceleração, principalmente ‘commodities’ agrícolas e minerais. “Crescemos dez vezes desde então”, lembra o CEO. 

Entre diversos projetos, a direção anunciou, recentemente, o início de um plano de geração de energia limpa em toda a sua rede, dando sequência ao compromisso do grupo com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), é a primeira casa totalmente autossustentável em energia solar. A previsão é que o sistema seja instalado em todas as 32 unidades. 

De mudança para inovação 

Para marcar as comemorações dos seus 55 anos e também visando o crescimento sustentável e a perpetuidade das operações, o grupo acaba de revisar seus valores: o pilar “Mudança” dá lugar a um novo chamado “Inovação”. “’Mudança’ já está incorporada à nossa cultura. A ‘Inovação’ passa a ser mais importante e mais adequada para o momento em que vivemos”, observa Luiz Gustavo. Outro importante valor da Tracbel são as ações de responsabilidade social, que reforçam o compromisso com a sociedade e impactam de forma muito positiva os seus parceiros, internos e externos. “Os valores que norteiam nossa atuação são a ética primeiro e o respeito e a valorização das pessoas. Sob essa máxima e pautados nela, foi construída a história da Tracbel, seu passado, presente e será seu futuro”, diz o CEO. 

Energia solar Tracbel Campinas

Na área ambiental, a empresa tem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e ações permanentes de redução de consumo de água e energia e outros materiais, além de manter pomares e hortas em algumas unidades. Tem ainda um rígido código de conduta, seguindo princípios contra a corrupção, e age fortemente para desenvolver uma cultura de respeito mútuo e de não-discriminação, não tolerando nenhuma forma de trabalho infantil ou escravidão moderna. 

 Externamente, a Tracbel ajuda a ONG Ação Cidadania e mantém, desde 1995, o Projeto Profissionalizar, voltado para a profissionalização e qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, tendo neste período transformado a vida de centenas de jovens. A empresa também incentiva o Projeto Gerando Falcões, e ainda apoia a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o Hospital do Amor, que atende pacientes com câncer, e o Lar do Idoso, ambos de São Paulo, além de patrocinar o esporte por meio do Minas Tênis Clube. Além disso, na área cultural, apoia a Orquestra de Câmara Opus para difusão da música erudita e popular.  

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).