Volvo dobra participação no mercado vocacionais

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A Volvo comemora o aumento de participação nas vendas de caminhões vocacionais no país. Nesse sentido, a fabricante praticamente dobrou sua presença no setor desde 2019. Chegando, assim, 30,1% no acumulado deste ano.

Nesse sentido, vale lembrar que há quatro anos a marca contava com 16,4% de market share. Ou seja, a empresa atingiu atualmente o equivalente a um terço do mercado de caminhões dentro das operações de mineração e construção. Assim como cana de açúcar e florestal.

Do mesmo modo, se contabilizar isoladamente, o segmento canavieiro é o que rende bons frutos para a Volvo. Ou seja, a marca lidera com 45% do total dos emplacamentos.

“Estamos praticamente ocupando a metade do mercado brasileiro nesta categoria. O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo a melhor opção. Seja para trabalhos no campo e na indústria”, diz Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil.

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Para o executivo, o alto desempenho, a robustez, a maior disponibilidade e o baixo consumo de combustível são os principais atributos dos veículos. Ou seja, componentes que atraem os frotistas que trabalham com cana-de-açúcar.

Ademais, a Volvo ainda lembra o market share no segmento canavieiro, porém com veículos de até 360 cv. Ou seja, classificação onde está o modelo VMX MAX, recentemente lançado. A marca encerrou 2022 com uma fatia de 39,7% de mercado nessa classe, quando se olha o setor sucroalcooleiro.

Volvo dobra sua participação no mercado de vocacionais
Com FH e FMX, Volvo tem 35,6% de market share

Atividade mais severas 

Considerando todos os segmentos, cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal, a Volvo também lidera os emplacamentos dos vocacionais mais severos. Com os modelos FMX e FH. Ou seja, no acumulado deste ano, a marca está com 35,6% de market share, 12 pontos percentuais a mais que os 23,6% registrados ao final de 2022.

“Estamos investindo muito na área vocacional. Nossa engenharia permanentemente desenvolve novos produtos e soluções para melhorar o desempenho dos caminhões voltados para aplicações mais severas”, diz William Junqueira, gerente de caminhões vocacionais da Volvo.

 Ele lembra, por exemplo, que a Volvo agora conta com uma linha ainda maior de veículos VM vocacionais. Mais novo membro dessa família, o VMX MAX 6×4 rígido tem PBT (Peso Bruto Total) de 34 toneladas.

Nesse sentido, o modelo conta com o motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv. Além de um chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas. Assim como suspensão traseira semielíptica de 26 toneladas e eixo com redução nos cubos do FMX. 

Outro grande destaque é o segmento florestal. Em caminhões de até 360 cv da linha VM, a Volvo alcança quase a metade dos emplacamentos, com 48,1% no acumulado deste ano. Já em operações florestais severas, a Volvo conquistou um quarto do setor (24,3%), numa evolução de 12 pontos percentuais do final do ano até agora.

Assim, somadas as duas categorias (linhas F e VM), a marca atinge 30,7% do mercado dirigido para aplicações florestais de janeiro a abril. A Volvo teve uma expansão espetacular neste segmento. Saindo de 8,4% em 2018 para quase um terço dos emplacamentos.

Ademais, a marca conta com boa performance em mineração. Em outras palavras, com 30,7% dos veículos emplacados no primeiro quadrimestre deste ano nas linhas F e VM.

Atendimento em serviços

Parte da boa desenvoltura no mercado se deve aos serviços ofertados para o cliente de vocacionais. Como a produtividade é um fator preponderante nesta área, a marca criou recentemente o Volvo Extreme Service. Ou seja, um atendimento especializado para veículos que trabalham em operações mais intensas. A iniciativa reúne uma série de ações para reforçar o suporte técnico de frotas que demandam mais atenção. Sobretudo por causa das aplicações mais rigorosas.