Volvo FMX é o único fabricado no Brasil com capacidade de 200 toneladas
Volvo FMX é o único fabricado no Brasil com capacidade de 200 toneladas

Antes de 2010, a opção dentro da marca Volvo para o segmento fora de estrada era o FM. Foi neste que a montadora lançou o FMX projetado para operações severas, principalmente para os setores de mineração, construção, madeira e cana de açúcar. Agora, o Volvo FMX completa 10 anos.

“O Volvo FMX é um divisor de águas no mercado de caminhões. Rapidamente se tornou referência para frotistas e para os motoristas. Com ele, a marca teve crescimento expressivo no segmento off road, no mundo todo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

O design da primeira geração do FMX foi inspirado nos equipamentos de construção da marca Volvo. Desde o início, o caminhão já trazia itens como pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento. Com para-choques robustos, protetor de cárter reforçado e barra de proteção frontal, era um caminhão ideal para enfrentar terrenos difíceis.

Segunda geração

A segunda geração do modelo, que chegou ao Brasil em 2014, trouxe mais novidades. A cabine ganhou um novo design externo, inspirada na atualização feita no Volvo FH, naquele mesmo ano. Além disso, vários de seus componentes foram reprojetados. Uma nova suspensão aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.

A caixa I-Shift também foi importante para o sucesso do Volvo FMX. Neste modelo, a caixa conta com componentes mais reforçados. “Podemos chamar de ‘I-Shift Off Road’, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

A I-Shift do FMX conta com softwares específicos, ajustados a operação, seja mineração, construção ou cana, florestal. Disponível desde a primeira geração do caminhão, a caixa inteligente da Volvo evoluiu com o modelo ao longo dos anos. Em 2016 passou a ter opções de marchas super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas. Elas permitem também a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de composições grandes e em locais apertados.

Atributos técnicos do Volvo FMX

  • Caixa de câmbio I-Shift, com opcional de marchas adicionais super-reduzidas.
  • Opções de motor de 380 a 540 cv de potência.
  • Chassis extremamente robusto, com longarina dupla de fora a fora.
  • Eixo traseiro com redução nos cubos, carcaça fundida e cardan super-resistente.
  • Opções com capacidade máxima de tração (CMT) até 250t (sob consulta).

Abaixo, conheça o caminhão Volvo FMX customizado de Peter Sjöblom, cujos detalhes e acabamentos são quase todos feitos em aço inoxidável. Produzido em 2015, o veículo recebe grafites e possui sua própria bebida customizada, itens que tornam o modelo único nas estradas.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).