Quem lembra dos caminhões GMC vendidos no Brasil com componentes e tecnologia Isuzu, da qual a fabricante norte-americana era acionista? Pois agora a parceria é com o Grupo Volvo. Inicialmente será para os mercados asiáticos.

O Grupo Volvo e a Isuzu Motors assinaram hoje (30 de outubro) acordos para formar uma aliança estratégica dentro de veículos comerciais para capturar as oportunidades. Os acordos incluem a aquisição da japonesa UD (ex-Nissan Diesel Motors) pela Isuzu Motor Trucks do Grupo Volvo por um valor empresarial de equivalente a R$ 13 bilhões. A transação está sujeita a certas condições, incluindo a aprovação de autoridades regulatórias.

Isuzu e ID

Segundo o Grupo Volvo e a Isuzu Motors, a aliança é para construir uma relação robusta e de longo prazo que irá abranger, mas não se limitar a: 

  • Formar uma parceria de tecnologia, com o objetivo de alavancar as áreas de especialização complementares das partes em tecnologias novas e criar uma base de volume maior para apoiar os investimentos em tecnologia de classe mundial. A parceria de tecnologia abrange:

   – Desenvolvimento conjunto pela Isuzu Motors e UD Trucks de plataformas comuns para modelos de caminhões médios e pesados ​​para o Japão e outros mercados asiáticos, utilizando, entre outras tecnologias do Grupo Volvo.

   – Cooperação prevista em novas tecnologias, como direção autônoma, conectividade e veículos elétricos médios e pesados. Vale lembrar que o Grupo Volvo fez este ano uma alinha com a Daimler Trucks para produção de trem de força de célula de combustível alimentada por hidrogênio.

  • Criar as melhores condições de longo prazo para um negócio de caminhões pesados ​​mais forte para a UD Trucks e a Isuzu Motors em todos os mercados internacionais, transferindo a propriedade de todos os negócios da UD Trucks do Grupo Volvo para a Isuzu Motors. Isso vai acelerar o crescimento, aproveitando maiores volumes e recursos complementares, criando sinergias significativas para a Isuzu Motors.
  • Explorar outras oportunidades para uma colaboração ainda mais ampla e profunda dentro dos negócios de veículos comerciais em áreas geográficas e linhas de produtos para futuras soluções de logística urbana. A Isuzu Motors é uma das líderes mundiais no segmento de caminhões leves e médios com PBT de 3,5 a 15 tonelidadas, com volumes de 252 mil unidades em 2019.

O Grupo Volvo e a Isuzu Motors estabelecerão um Escritório de Aliança Conjunta, com instalações no Japão e na Suécia, que será supervisionado por um Conselho da Aliança composto pelo Presidente da Isuzu Motors, o CEO do Grupo Volvo e outros executivos importantes dos dois grupos.

Leia mais:

Troca de comando na Mercedes-Benz Trucks

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).