Volvo lança seus ônibus rodoviários com tecnologia Euro 6

1033

A Volvo iniciou as vendas oficiais dos seus chassis de ônibus rodoviários. Dessa forma, a marca contabiliza 147 unidades vendidas em apenas um dia de apresentação dos veículos aos clientes.

Seja como for, a fabricante que já havia mostrado os chassis durante a LatBus no ano passado, agora disponibiliza os modelos ao mercado. A gama é formada por quatro chassis. B380R, com motor de 380 cv, B420R, de 420 cv. Além dos mais parrudos B460R de 460 cv e o B510R, maior da família, com 510 cv de potência.

LEIA TAMBÉM: Volvo lidera as vendas de caminhões elétricos no mundo

Ademais, chegam nas configurações 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Assim, na 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas. Já na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

O motor é do caminhão Volvo FH

Os ônibus atendem às normas de emissão P8 (Euro 6). Nesse sentido, o motor D13K, de 13 litros e seis-cilindros em linha, traz redução de emissão de 9%, bem como maior eficiência. Isso, por causa do sistema SCR com filtros DPF que limpa particulado e catalisador DOC.

Trata-se do mesmo motor do Volvo FH. Aliás, além do propulsor, a transmissão também é a mesma do caminhão. Ou seja, a I-Shift de 12 marchas. Ela chega em sua sétima geração mais dinâmica, com trocas 30% mais rápidas.

Volvo lança linha de ônibus Euro 6
Novos chassis da Volvo rodoviários têm quatro opções de potências

Todavia, a nova linha de ônibus chega com atributos técnicos. Como o freio-motor VEB de 510 cv de poder de frenagem. E que atua com três estágios. Sendo que o último chega a quase parar o veículo por completo de forma segura.

Entretanto, em rotas de maior declives, o cliente tem a opção do retarder. Assim, ambos os sistemas, juntos, somam 1.100 cv de potência de frenagem.

Mercado aquecido para 2023

Com as 147 unidades vendidas, a Volvo entende ser um sinal de um mercado aquecido para 2023. Como ocorreu no ano passado, quando a marca registrou crescimento de 79% nas vendas de ônibus rodoviários. Ou seja, 658 ônibus vendidos.

Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da marca, afirma que com a retomada do turismo e a alta nos preços das passagens aéreas, há oportunidades de crescer no segmento.