Durante 2022, o mercado de caminhões elétricos na Europa cresceu 200%. E registrou 1.041 unidades vendidas. Ou seja, crescimento de 200%. Entretanto, a Volvo ficou com 32% dessa fatia. Assim, liderando aquele mercado, segundo a marca.
Além disso, na América do Norte a fabricante também contabiliza bons números. Quase metade de todos os caminhões elétricos pesados registrados em 2022 foram caminhões Volvo.
Ademais, a marca tem bons resultados em nível mundial. Desde que começou a vender caminhões elétricos, ainda em 2020 com as linhas FE e FL, contabiliza 4.300 unidades vendidas em todo o mundo. Ou seja, na soma de 38 países. E isso inclui a Ásia.
Conforme publicado por Transporte Mundial, a Volvo foi a primeira marca do ocidente a estrear o veículo elétrico na Coreia do Sul. Seja como for, com tais números, a Volvo, é a marca no ocidente que mais tem caminhões elétricos vendidos no mundo com peso bruto total (PBT) superior a 16 t.
Vale lembrar que há fabricantes chinesas que devem faturar números talvez superiores ao da Volvo. Isso porque, na soma, aquela indústria produz de veículos leves a pesados. E com unidades vendidas ao redor do mundo.
Mas quando se trata de uma fabricante ocidental, os números da Volvo são relevantes. Nesse sentido, para Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, parte das vendas está relacionada à ampla variedade de configurações. Afinal, atualmente todas as famílias de caminhões da Volvo contam com versões eletrificadas.
“Embora o mercado de caminhões elétricos permaneça pequeno, a tendência é clara. Muitos clientes estão iniciando sua transição para a eletrificação. Nosso objetivo é que 50% de nossas vendas globais de novos caminhões sejam elétricos até 2030”, afirma Alm.

Portfólio
A Volvo conta com seis produtos em produção em série. Atendendo a uma ampla variedade de transportes dentro e entre as cidades. Incluindo opções para uso misto. Ou seja, são as linhas FH, FM, FL, FE e o VNL para o mercado norte-americanos.
“Agora temos um portfólio de produtos que pode cobrir a maioria dos tipos de transporte para todos os tipos de clientes. Olhando para os padrões de fluxo de mercadorias, é possível eletrificar quase metade de todos os transportes com nossa linha de caminhões elétricos”, comenta Roger Alm.
O European Statistical Office (Eurostat) mostra que cerca da metade de toda carga transportada nas estradas europeias percorre uma distância inferior a 300 km. Por essa razão, para Roger Alm é possível eletrificar praticamente metade de todo o transporte com a linha de caminhões elétricos da marca.
No Brasil
A Volvo está preparando a eletrificação no Brasil. Nesse sentido, a marca deu início aos testes com o Volvo FM Eléctrico. O modelo destinado à distribuição urbana e interurbana conta com autonomia de até 300 quilômetros.
Em paralelo, a marca pretende auxiliar as empresas com relação à infraestrutura de recarga. Do mesmo modo, preparar a rede para o atendimento dos veículos elétricos. Não há projeções sobre quando o veículo deve ser introduzido no mercado. Mas estima-se que até 2024.