Volvo é a primeira do ocidente a vender caminhões elétricos na Coreia do Sul

347

A Volvo Trucks está vendendo caminhões elétricos na Coreia do Sul. Sendo a primeira marca ocidental a vender caminhões 100% elétricos naquele mercado.

Nesse sentido, a fabricante está oferecendo todo o seu portfólio de caminhões pesados. Ou seja, ​​FM, FMX e FH Electric.

LEIA TAMBÉM: Scania Vai lançar caminhão a gás 6×4 com motor de 460 cv

Seja como for, a Volvo Trucks tem boas projeções para aquele mercado. E quer criar uma oferta de serviços que possam auxiliar as empresas de transporte. Assim como ajudar o governo local a atingir suas metas de redução de CO2. Nesse sentido, a Coreia do Sul quer neutralizar as emissões até 2050.

Per-Erik Lindstrom, vice-presidente sênior da Volvo Trucks International, afirma que este é o momento certo para introduzir uma frota de caminhões elétricos na Coreia do Sul. Afinal, a marca mantém uma participação de mercado de 22% naquele país. Porém, ainda com caminhões com motor térmico.

“Por essa razão, temos de contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor de transportes. Dessa forma, acreditamos que é o momento certo para começar a vender caminhões elétricos ​na Coreia do Sul”, diz Lindstrom.

Metas ambiciosas

A Volvo Trucks tem metas ousadas para a eletrificação. Em outras palavras, a cada dois caminhões vendidos, a marca estima que um será elétrico. A meta é para até 2030.

Mas as projeções têm embasamento. Desde a introdução do primeiro caminhão elétrico, em 2019, a Volvo já vendeu mais de 4,3 mil veículos em 38 países.

Agora, presente na Coreia do Sul, a marca afirma que há espaço para crescer em vários segmentos do transporte. Desde operações de distribuição até o descarte de resíduos nas áreas urbanas. Passando por operações regionais e de construção. 

Dessa forma, segundo Lindström, a situação é semelhante em diversos países. “Grandes fluxos de mercadorias são transportados em distâncias curtas. E os caminhões elétricos funcionam muito bem nessas rotas.”

Volvo é a primeira marca ocidental a lançar caminhões elétricos na Coreia
Até 2030, a cada dois caminhões Volvo vendidos mundo afora, um será elétrico

Volvo FM Eletric no Brasil

Durante a Fenatran do ano passado, a Volvo apresentou o FM Eletric. Com esse modelo, a marca vai estrear a eletrificação no Brasil.

Por ora, a unidade está sendo testadas por transportadores clientes da marca. Mas também interessados na eletrificação de suas operações.

Seja como for, o FM Electric no Brasil destina-se à distribuição urbanas e regionais. Isso porque sua autonomia é de até 300 quilômetros.

Ademais, o caminhão vai ser oferecido na versão com peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas e tração 4×2 trator. Assi, tracionado por três motores elétricos que geram 490 kW de potência. Ou seja, equivalentes a 660 cv. Completa o trem de força, a transmissão I-Shift de 12 velocidades, automatizada e que se conecta ao eixo cardan.