Volvo Trucks tira o motorista das operações perigosas com caminhão

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Pela primeira vez, a divisão de Soluções Autônomas da Volvo tira os motoristas de dentro dos caminhões em operações com alta periculosidade. Isso graças ao FH autônomo.

Ou seja, a fabricante sueca concluiu que mesmo em situações mais adversas, o caminhão pode ser controlado à distância. Ou seja, de modo virtual. Isso, após rodar por anos com os veículos autônomos na mina Brönnöy Kalk, na Noruega. 

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Trata-se de um grande passo para a Volvo rumo à automação. Afinal, ainda existem muitas atividades de transporte que pode ser perigosas para o motorista.

Seja como for, os cavalos-mecânicos FH rodam tracionados a reboques basculantes. E todo o conjunto é monitorado apenas pelo chamado “motorista virtual”. Ou seja, com veículos “conduzidos” remotamente. Mas tudo controlado pela engenharia da divisão de soluções autônomas da marca sueca.

Nesse sentido, vale lembrar que os caminhões trafegaram em condições extremas na mina norueguesa. Ou seja, com declives acentuados, condições climáticas adversas. E por longos trechos com pouca iluminação.

Um pacote de soluções autônomas

“Agora é realidade. Conseguimos tirar o condutor de operações com alta periculosidade. E isso é um grande passo para a indústria. Estamos preparando o caminho para um futuro mais seguro. Do mesmo modo, eficiente para as mineradoras e pedreiras”, diz Nils Jaeger, presidente da divisão de Soluções Autônomas da Volvo. 

Para a Volvo, o teste de campo na Brönnöy Kalk também é um projeto interessante em termos de modelo de negócios. Em outras palavras, isso significa que a Volvo não vende apenas um caminhão ao cliente. Mas oferece uma solução de transporte autônomo.

Volvo Trucks tira de vez o motorista de operações perigosas com caminhão
Volvo autônomo trafega em condições adversas

“A automação traz benefícios sem precedentes para a indústria. A integração de novas tecnologias nas operações existentes pode representar um desafio assustador para muitos clientes. Assim, ao fornecer uma solução completa que inclui software até infraestrutura local. Bem como treinamento e operações, podemos reduzir a complexidade da atividade”, explica Sven-Erik Gustafsson, chefe de soluções, mineração e pedreira da Volvo.

Dessa forma, a exemplo do que ocorreu em Brönnöy Kalk, o Grupo Volvo montou um pacote completo. Ou seja, sete caminhões FH com tecnologia de automação. O “motorista virtual” desenvolvido internamente. E infraestrutura para receber e suportar toda a tecnologia envolvida. Do mesmo modo, treinamento e um programa de reparo e manutenção. 

Os caminhões autônomos são utilizados para transportar calcário entre a mina e o britador. A distância só de ida é de cerca de 5 km. Neste percurso, os caminhõe circulam entre túneis e áreas externas.