Depois do Mercedes-Benz eActros 600, agora a Volvo Trucks anuncia que vai ter uma versão do FH com 600 km de autonomia. O modelo vai chegar ao mercado no segundo semestre de 2025.
A maior autonomia representa um avanço para o transporte de longa distância com zero emissões. A eletrificação de caminhões pesados continua em todo o mundo e distâncias mais longas estão se tornando uma possibilidade.
Seja como for, segundo a Volvo, a novidade permitirá que as empresas de transporte operem caminhões elétricos em rotas inter-regionais e de longa distância. E os motoristas rodem um dia inteiro de trabalho sem precisar recarregar
“O nosso novo carro-chefe elétrico chega como um complemento para a ampla gama de caminhões elétricos. Trata-se de uma solução eficaz para empresas de transporte com uma elevada quilometragem anual nos seus caminhões. E com um forte compromisso com a redução das emissões de CO2”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Cinco anos de liderança elétrica
Para conseguir a autonomia de 600 km, a Volvo conta com nova tecnologia de transmissão. Ou seja, um eixo elétrico que gera mais capacidade para as baterias. Assim, melhorando a eficiência geral do trem de força. O que resulta no alcance estendido.
A Volvo Trucks é líder global em caminhões elétricos, médios e pesados. Ou seja, conta com oito modelos elétricos a bateria no seu portfólio. A ampla gama de produtos permite eletrificar a distribuição urbana e regional, bem como operações como construção e coleta. E, em breve, o transporte de longa distância.
Seja como for, no período de cinco anos, a Volvo entregou mais de 3.800 caminhões elétricos. E tem oferta de veículos em 46 países.
“O setor de transporte representa 7% das emissões globais de carbono. Os caminhões elétricos a bateria são ferramentas importantes para reduzir a pegada climática. Além dos importantes ganhos ambientais que esses veículos trazem, oferecem aos motoristas um ambiente de trabalho muito melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações”, diz Alm.
Todavia, vale lembrar que a Volvo Trucks impulsiona a transição para o transporte livre de combustíveis fósseis para atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2040 usando uma estratégia de tecnologia de três caminhos. Ou seja, veículos com motores elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e a combustão que funcionam com combustíveis renováveis como hidrogênio verde, biogás ou HVO (óleo vegetal hidrogenado).