A Mercedes Mercedes-Benz Trucks revelou o eActros 600. Ou seja, seu primeiro caminhão pesado 100% elétrico a bateria para longas distâncias. O modelo conta com autonomia de 500 km, graças a capacidade da bateria de mais de 600 kWh. Por isso, a designação do modelo 600.
Seja como for, de acordo com a fabricante da estrela, o eActros 600 consegue atender boa parte das operações rodoviárias na Europa. Isso porque cerca de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 km. O que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo.
LEIA TAMBÉM: Volvo VM faz 20 anos e lança série especial para comemorar
Por ora, para todas as outras aplicações de longas distãncias, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é vital. Algo que ainda está sendo desenvolvido na Europa.
Seja como for, além da carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permite cargas de Megawatts (MCS). Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será adaptada às versões do eActros 600. Mas os clientes já podem solicitar uma pré-instalação para esse fim. Para se ter uma ideia, as baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em uma estação adequada com potência de um Megawatt.
Sobre o Mercedes-Benz eActros 600
O veículo é projetado para um peso bruto total combinado (PBTC) de até 44 t. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem carga útil de aproximadamente 22 t.
O eActros 600 conta com três baterias, cada uma com 207 kWh. Isso resulta em uma capacidade total instalada de 621 kWh. Assim, as baterias têm como base a tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil.
Ademais, a Mercedes-Benz desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos. Além de uma transmissão de quatro velocidades especificamente para uso no transporte pesado de longas distâncias. Os motores elétricos geram uma potência contínua de 400 kW (536 cv) e uma potência máxima de 600 kW (800 cv).
No eActros 600, a energia elétrica também pode ser recuperada, realimentando as baterias. A recuperação coloca menos pressão nos freios do caminhão, gerando um efeito positivo. Dependendo da situação, o motorista pode escolher entre cinco níveis de recuperação diferentes. A condução com um pedal também pode ser opcionalmente ativada via touchscreen no painel digital. Ou seja, desaceleração por meio de recuperação, com acionamento reduzido do freio mecânico.
Além disso, o eActros 600 conta com piloto automático e controle de transmissão preditivo de condução. E por meio do Painel Interativo Multimídia 2, item de série no eActros 600, o motorista é continuamente informado sobre o nível de carga das baterias, a autonomia restante. Assim como o consumo de energia atual e médio.
Com relação à segurança, traz também o ABA 6 (Assistente Ativo de Frenagem) e o Frontguard Assist. Além do Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Ponto Cego) e o Active Drive Assist 3 (ADA 3).
As vendas do caminhão começam neste ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024. Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida. Alguns dos quais também serão disponibilizados para testes práticos com clientes.