A VWCO apresentou novo e-Delivery para 4 t

Durante evento no qual as marcas do Grupo Traton apresentam suas inovações tecnológicas, o CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, anunciou a criação do e-Consórcio na fábrica de Resende (RJ) como primeiro passo para iniciar a produção, inicialmente de caminhões e, depois o ônibus elétricos no Brasil. O Traton Group’s Innovation Day ocorreu na matriz da Scania, na Suécia. O executivo também anunciou a ampliação do portfólio da linha e-Delivery com um modelo conceito de 4 toneladas de PBT mostrado no evento. Os de 11 e 14 toneladas já haviam sido anunciados em ocasiões anteriores (veja links com mais informaçõe s abaixo).

Fazem parte do Grupo Traton, além da Scania e VWCO, a MAN e a RIO, uma marca lançada para ser uma empresa de soluções digitais para a logística.

O e-Consórcio tem objetivo de ser mais do que somente a fabricação de veículos comerciais elétricos. Ele prevê desde a montagem até a infraestrutura
de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando
o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada.

Ficha técnica do e-Delivery de 4 toneladas de PBT:

Parceria com a Ambev (AB InBev)

O desenvolvimento de caminhão elétrico no Brasil está sendo viabilizada graças à parceria com a Ambev, que assinou o maior contrato do mundo de intenção de compras de caminhões elétricos. São 1.600 unidades que deverão ser entegues até o final de 2023 e o início da produção deve começar entre 2020 e 2021.
 
Durante o evento na Suécia, esteve presente o vice-presidente de inovação global e compras da AB InBev, Patrick Meuller: “reduzir as emissões de CO2 em 25% até 2025 é o compromisso da companhia, inclusive, com uso de energia elétrica gerada por fontes renováveis. Isso exige um nível de colaboração muito forte de nossos parceiros, como a VWCO no Brasil. Teremos fazer um reinício para trocar um terço de nossa frota no Brasil por caminhões elétricos para ajudar atingir esta meta”, comentou o executivo.
 
Criada em 2004, a AB InBev é o maior produtor de cervejas do mundo, com domínio de mais de 21% do mercado global. Conta com mais de duzentas marcas de bebidas, entre as quais se destacam a Budweiser, Carona, Stella Artois, Beck’s, Leffe, Hoegaarden, na, Skol, Brahma, Antarctica, entre outras pertecente a Ambev no Brasil.  

Resultado do uso do VW e-Delivery após um ano + outras notícias ao gosto de agosto

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).