Conforme as montadoras vão nos informando, atualizamos aqui sobre a a retomada da produção de caminhões no Brasil.
DAF Caminhões
Depois da área administrativa ter voltado às atividades no dia 27 de abril, a produção retornou neste dia 4 de maio na fábrica de Ponta Grossa (PR) e forma gradual e com mudanças para garantir a saúde dos funcionários.
Mercedes-Benz
A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) trabalha com a retomada gradual da produção para a partir de 4 de maio.
Iveco
As fábricas do grupo CNH Industrial também começam a voltar gradualmente a produzir seguindo os cuidados necessários e já conhecidos por todos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. No caso da Iveco, são as fábricas de Sete Lagoas (MG) e de Córdoba, na Argentina.
VWCO
A VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus) retomará sua produção em Resende (RJ) nesta segunda-feira, dia 27 de abril.
O reinício será gradual para tentar garantir todas as medidas de segurança aos funcionários na fábrica. As atividades foram interrompidas no dia 25 de março passado. Em empresa não informou sobre número de pessoas, mas ela conta com cerca de 4.500 funcionários em todo o País, considerando os escritórios de São Paulo e os regionais, mas a maioria na fábrica fluminense.
“A prioridade sempre será a saúde de nossos colaboradores. Por isso, a retomada da produção será progressiva, nos permitindo também avaliar as condições da cadeia logística e de distribuição. Nossas áreas de Recursos Humanos e Produção têm um plano minucioso que obedece a todas as recomendações do Ministério da Saúde brasileiro e da Organização Mundial de Saúde”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Medidas de segurança
Visando à segurança dos colaboradores que retornarão ao trabalho no próximo dia 27, serão tomadas as seguintes precauções: Higienização dos ônibus fretados e redução do número de usuários em cada veículo; Controle de adensamento dos colaboradores;
Restrição da capacidade de utilização dos restaurantes;
Uso de máscaras e equipamentos de proteção individual, específicos para cada atividade;
Entrega de máscaras descartáveis para visitantes e motoristas;
Reforço na limpeza das salas e locais de uso comum;
Colocação de diversos pontos de distribuição de álcool gel para higienização de mãos;
Disponibilização de material para a higienização de máquinas e equipamentos;
Apoio médico para colaboradores e familiares;
Instalação de novos lavatórios para higienização das mãos;
Comunicação constante com medidas de prevenção.
“Além de garantir empregos para todos os colaboradores, daremos a nossos clientes do Brasil e do exterior a tranquilidade necessária para fechar suas negociações, com a melhor oferta de produtos, peças, acessórios e serviços de assistência técnica. Sabemos que são os pontos fortes e de qualidade das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN”, explica Cortes.
Acordo para retomada da operação
Em recente votação conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, os funcionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus e das empresas do Consórcio Modular aprovaram a suspensão de contrato de parte do pessoal de produção e a redução da jornada para equipes administrativas em 25%. A medida faz parte do plano de retomada gradual da operação.
Scania
A montadora com fábrica em São Bernardo do Campo (SP) também comunicou que retoma a produção dia 27 de abril, por enquanto, em dois turnos. Entre as medidas adotadas similares aos demais fabricantes, a empresa disse que aumentará o número de ônibus fretados para ter um funcionário em cada duas poltronas.
No próximo, outras notícias relativas à pandemia:
Receita Federal apreende produtos transportados pelos Correios
Na madrugada da última terça-feira, 7 de abril, uma equipe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizou ação nos Correios, no município de Porto Alegre. Foram verificadas as mercadorias estrangeiras enviadas por empresas e pessoas físicas que utilizam a empresa pública para transportar produtos negociados por meio da internet e redes sociais.
Foram apreendidos 65 bens que totalizam R$ 90 mil. As mercadorias apreendidas são basicamente eletrônicas com indícios de importação irregular, cujos fabricantes estão localizados no exterior em países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos.
É mais fácil enviar carga ilegal pelos Correios
Os caminhões dos Correios circulam livremente enquanto os das transportadoras são constantemente fiscalizados em Postos Fiscais e pela Polícia Rodoviária Federal e estaduais.
Mercadorias serão leiloadas ou destinadas para o cumprimento das finalidades do Estado, inclusive no combate à pandemia do Covid-19
Mercadorias serão destinadas para a saúde
As mercadorias aprendidas serão doadas para as necessidades do Estado, principalmente no combate ao Covid 19. Bebidas alcoólicas serão transformadas em álcool gel, aparelhos de ar condicionado são doados para hospitais, eletrônicos doados para sistemas de saúde e segurança pública.
Os artigos que não puderem ser doados serão leiloados, e os recursos públicos assim obtidos serão utilizados igualmente nas finalidades do Estado, entre elas a saúde dos brasileiros.
Os remetentes e vendedores dos bens ilegais serão responsabilizados tributariamente e representados criminalmente perante o Ministério Público.
Fonte: Seção de Comunicação Institucional RFB
Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª Região Fiscal.
Leia mais:
Comunicação em tempo de pandemia.
Dicas para usar aplicativos de frete.
Cade multa e enquadra os Correios por práticas anticompetitivas. Entenda o caso