A Mercedes-Benz apresentou a sua linha de caminhões Euro 6 para atender a legislação de emissões Proconve P8 que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Como nas fases anteriores, os lançamentos são com muitas melhorias além das exigidas por lei, como aumento de potência e tecnologias, por exemplo. No caso da marca da estrela, além de atualizar todo o portfólio, ela apresentou dois modelos totalmente novos. O Actros Space para substituir o Axor rodoviário e o Arocs cavalo mecânico, plataforma e basculante 6×4 para substituir o Axor fora de estrada.

Essas novidades já eram esperadas. Na Fenatran de 2019, o Axor já tinha recebido o que foi chamado pela própria fabricante de última atualização e o modelo ficou em produção por ter extremamente competitivo em robustez e preço. Agora, com a entrada em vigor da fase P8 e da valorização de tecnologias pelos transportadores, a atualização do Axor ficou inviável economicamente e os dois novos modelos vão poder substituir com acréscimo de muita tecnologia mantendo a robustez. Tudo, logicamente, com novo preço que somente será revelado na Fenatran. 

Actros Space

Em janeiro de 2021, a Mercedes-Benz Trucks já havia lançado uma versão “simplificada” do sofisticado Actros na Europa e para 34 mercados com características de infraestrutura similares às do Brasil. Trata-se do Actros F que utilizou a cabine brasileira do caminhão e recebeu painel analógico igual. No caso do Actros Space, o teto mais baixo e a suspensão 

entre a cabine e o chassi é metálica. Esta cabine traz muitas vantagens sobre o Axor rodoviário e, para o cliente que não abrir mão do teto alto e de um nível maior de conforto, poderá optar pelo Actros Space Top ou Actros Space Top MirrorCam.  

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, acrescenta que o Actros Space, com o teto mais baixo, atende aplicações que o Actros de teto alto não atendia, como cegonheiros, docas mais baixas, entre outras. “A nova cabine Space foi desenvolvida para o mercado brasileiro a partir de solicitações dos clientes”, disse.

Space x Top Space

 

 

Space 

Top Space (Cabina Atual)

Altura externa

2.310 mm

2.635 mm

Largura externa

2.500 mm

2.500 mm

Altura interna

1.540 mm

1.840 mm

Túnel interno

120 mm

120 mm

Suspensão

Metálica

Pneumática

Painel

Analógico

Digital

Arocs 6×4

A linha Arocs substituiu o Axor em 2012 na Europa. Trata-se de uma das linhas mais completas de caminhões fora de estrada entre os fabricantes full-liner. No Brasil, ele chegou na versão 8×4 para o segmento de mineração e construção pesada. Isso já sinalizou que a versão 6×4 chegaria logo para substituir o Axor fora de estrada. E assim está ocorrendo.

O Arocs chega nos modelos 3351, 4151 e 3353, todos disponíveis nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico:

Modelo

Motor

Potência/Torque

PBT Técnico/

CMT (kg)

Arocs 3351 6×4 P/K/S

Arocs 3353 6×4 S

Arocs 4151 6×4 P/K/S

Arocs 4851 8×4 K


P = Plataforma

K = Basculante

S = Cavalo mecânico

OM 460 LA

OM 471 LA

OM 460 LA

OM 460 LA

495 cv/2.400 Nm

530 cv/2.600 Nm

495 cv/2.400 Nm

495 cv/2.400 Nm

33.500/120.000/150.000*

33.500/120.000/150.000*

41.000/120.000/150.000*

58.000/150.000


*sob consulta

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).