Governo ajuda com cerca de R$ 1 milhão para cada ônibus elétrico adquirido para operar no transporte público das cidades do Reino Unido. A National Express West Midlands encomendou 29 e já começa a receber ônibus BYD ADL Enviro400EV elétrico. A empresa pertence ao National Express Group, uma empresa multinacional britânica de transporte público sediada em Birmingham, Inglaterra, mas que opera em diversos países e modais de transportes.
O ônibus BYD ADL Enviro400EV elétrico chega para a renovação da frota de diesel por energias mais limpas e conta com apoio do governo, que fez a doação ao equivalente a acerca R$ 1 milhão para cada ônibus adquirido por meio do programa ambiental. O valor doado é a diferença entre o preço de um ônibus idêntico a diesel e elétrico. O objetivo do Reino Unido é que a frota seja 100% com emissão zero local até 2030.
O ônibus de dois andares tem 10,9 metros de comprimento é produzido a partir da parceria da BYD Europe com a ADL (Alexander Dennis Limited), subsidiária do NFI Group Inc., fabricante global de ônibus. O modelo tem capacidade para 65 passageiros sentados, além de Wi-Fi e carregadores de UBS.
Na garagem, os veículos de dois andares serão carregados inteiramente por energia renovável, por meio de um sistema de bateria estacionária utilizado para equilibrar a carga na rede elétrica.
O decker duplo de emissão zero BYD ADL Enviro400EV foi lançado há pouco mais de um ano, e mais de 250 unidades já foram vendidas até o momento, sendo que dois terços delas já estão em serviço nas cidades do Reino Unido.
Leia sobre o articulado da BYD no Brasil