Governo ajuda com cerca de R$ 1 milhão para cada ônibus elétrico adquirido para operar no transporte público das cidades do Reino Unido. A National Express West Midlands encomendou 29 e já começa a receber ônibus BYD ADL Enviro400EV elétrico. A empresa pertence ao National Express Group,  uma empresa multinacional britânica de transporte público sediada em Birmingham, Inglaterra, mas que opera em diversos países e modais de transportes. 

BYD ADL Enviro400EV de dois andares elétrico
Na foto, o primeiro de 29 novos BYD ADL Enviro400EVs da National Express West Midlands

O ônibus BYD ADL Enviro400EV elétrico chega para a renovação da frota de diesel por energias mais limpas e conta com apoio do governo, que fez a doação ao equivalente a acerca R$ 1 milhão para cada ônibus adquirido por meio do programa ambiental. O valor doado é a diferença entre o preço de um ônibus idêntico a diesel e elétrico. O objetivo do Reino Unido é que a frota seja 100% com emissão zero local até 2030.

O ônibus de dois andares tem 10,9 metros de comprimento é produzido a partir da parceria da BYD Europe com a ADL (Alexander Dennis Limited), subsidiária do NFI Group Inc., fabricante global de ônibus. O modelo tem capacidade para 65 passageiros sentados, além de Wi-Fi e carregadores de UBS.

Sistema de recarga a partir de baterias estacionárias para não sobrecarregar a rede elétrica das cidades
Sistema de recarga a partir de baterias estacionárias para não sobrecarregar a rede elétrica das cidades
Sistema de recarga a partir de baterias estacionárias para não sobrecarregar a rede elétrica das cidades
Sistema de recarga a partir de baterias estacionárias para não sobrecarregar a rede elétrica das cidades

Na garagem, os veículos de dois andares serão carregados inteiramente por energia renovável, por meio de um sistema de bateria estacionária utilizado para equilibrar a carga na rede elétrica.

O decker duplo de emissão zero BYD ADL Enviro400EV foi lançado há pouco mais de um ano, e mais de 250 unidades já foram vendidas até o momento, sendo que dois terços delas já estão em serviço nas cidades do Reino Unido.

Leia sobre o articulado da BYD no Brasil

Caminhão BYD

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).