Na edição do IAA Transportation que acontece até dia 22 de setembro em Hannover, na Alemanha, os caminhões chineses causaram boa impressão levando tecnologia de ponta, veículos com design moderno e confortáveis. Do mesmo modo, chamaram a atenção dos visitantes pela diversidade de produtos.
Destaque para os caminhões Sitrak e Shacmoto (da antiga Shaanxi) bem como os motores Weichai, caixas de câmbio Fast Gear e eixos de tração Hande Axle.
Outro modelo que chamou a atenção é o Shacman equipado com motor diesel de 17 litros de 840 cv. A marca ainda mostrou um cavalo mecânico com motor a gás GNL de 15 litros e 630 cv. Assim como um trator híbrido com motor diesel de 560 cv e um motor elétrico de 272 cv, equipado com piloto automático. O caminhão a hidrogênio com autonomia de 1.200 quilômetros também foi destaque no estande.
Além disso, a marca Sitrak, que utiliza oficialmente carrocerias MAN, apresentou uma modernização de cabine. É surpreendentemente diferente do original alemão.
Além disso, a BYD, já conhecida na Polônia, e a JAC, conhecida da Ucrânia, bem como a marca Kaiyun, levaram seus modelos elétricos para a feira.
Caminhões chineses na Áustria
Outra curiosidade foi a marca Steyr. A fábrica austríaca, que até recentemente produziu caminhões MAN, passa a fornecer caminhões elétricos com componentes chineses a partir do próximo ano.
Todavia, os veículos serão montados na Áustria, utilizando motores e controladores da marca chinesa Superpanther, bem como baterias da marca CATL. Tudo isso será feito em cooperação oficial com a Steyr Automotive, daí o nome austríaco.