Caminhões chineses levam diversidade tecnológica para o IAA 2024

267

Na edição do IAA Transportation  que acontece até dia 22 de setembro em Hannover, na Alemanha, os caminhões chineses causaram boa impressão levando tecnologia de ponta, veículos com design moderno e confortáveis. Do mesmo modo, chamaram a atenção dos visitantes pela diversidade de produtos.

Destaque para os caminhões Sitrak e Shacmoto (da antiga Shaanxi) bem como os motores Weichai, caixas de câmbio Fast Gear e eixos de tração Hande Axle.

Outro modelo que chamou a atenção é o Shacman equipado com motor diesel de 17 litros de 840 cv. A marca ainda mostrou um cavalo mecânico com motor a gás GNL de 15 litros e 630 cv. Assim como um trator híbrido com motor diesel de 560 cv e um motor elétrico de 272 cv, equipado com piloto automático. O caminhão a hidrogênio com autonomia de 1.200 quilômetros também foi destaque no estande.

Além disso, a marca Sitrak, que utiliza oficialmente carrocerias MAN, apresentou uma modernização de cabine. É surpreendentemente diferente do original alemão.

Além disso, a BYD, já conhecida na Polônia, e a JAC, conhecida da Ucrânia, bem como a marca Kaiyun, levaram seus modelos elétricos para a feira.

Caminhões chineses na Áustria

Caminhões chineses levam diversidade tecnológica para o IAA 2024
Steyr/Divulgação

Outra curiosidade foi a marca Steyr. A fábrica austríaca, que até recentemente produziu caminhões MAN, passa a fornecer caminhões elétricos com componentes chineses a partir do próximo ano.

Todavia, os veículos serão montados na Áustria, utilizando motores e controladores da marca chinesa Superpanther, bem como baterias da marca CATL. Tudo isso será feito em cooperação oficial com a Steyr Automotive, daí o nome austríaco.