Caminhões elétricos: Tesla e Freightliner mostram seus atributos

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Por pelo menos um século, Coca-Cola e PepsiCo competem pelo mercado global de refrigerantes. Mas agora, a batalha também foi travada entre os caminhões elétricos. Ou seja, o que as fabricantes estão escolhendo para fazer suas operações logísticas.

Nesse sentido, a Pepsi elegeu o Tesla Semi. Enquanto que a Coca-Cola optou pelo Freightliner eCascadia.

Tesla Semi ou Freightliner eCascadia
Tesla Semi tem como vantagem a maior autonomia

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Seja como for, é fato que caminhões elétricos são importantes ferramentas de marketing para grandes empresas na promoção da redução de emissões. Por essa razão, a PepsiCo na Califórnia anunciou que seus produtos seriam transportados com o Tesla Semi. 

Mesmo com a produção do caminhão adiada várias vezes e as especificações do veículo terem permanecido em mistério por muito tempo, a PepsiCo não hesitou. Quando os caminhões elétricos finalmente chegaram, a fabricante de refrigerantes ganhou pontos. E foi alvo de reportagens e notícias mundo afora.

Coca-Cola optou pela tradição

Nesse sentido, ponto para a Pepsi. Afinal, como a escolha da Coca-Cola foi um caminhão mais tradicional Freightliner eCascadia não conseguiu fazer o mesmo barulho que a Pepsi.

Seja como for, a competição de ambas é tão acirrada que cada uma comprou 20 unidades das respectivas marcas. Além disso, ambos os modelos rodam na Califórnia, Estados Unidos. O estado norte-americano é o que mais incentiva a eletrificação dos pesados.

Tesla Semi ou Freightliner eCascadia
Freightliner eCascadia tem mais tradição

Nesse sentido, os caminhões são tratores da categoria mais pesada (classe 8). Ou seja, rodoviários. E diferentemente do Tesla, mais futurista, o Freightliner eCascadia tem um desenho mais tradicional.

Além disso, sob o seu longo capô ​​está o motor bem tradicional, o Detroit ePowertrain. Ele é oferecido nas opções de 315 e 475 kWh. Neste último, sua autonomia é de 370 quilômetros.

Ou seja, alcance bem menor frente aos 800 km prometidos pelo Tesla Semi. Vale lembrar que na prática, o modelo rodando pela Pepsi fez 606 km de autonomia. Ainda assim uma vantagem frente ao brutão da Freightliner.

Seja como for, nas operações de ambas as empresas, os caminhões rodam em média 200 km.