Os caminhões de construção DAF XDC e XFC partilham muitos componentes com os novos DAF XD, XF, XG e XG⁺, vencedores do prêmio “Caminhão Internacional do Ano” em dois anos sucessivos.  O XDC e o XFC apresentam veículos de 2, 3 e 4 eixos. Os modelos oferecem ângulo de aproximação de 25º e distância ao solo de 33 a 39 cm – dependendo da especificação para basculantes, betoneiras, elevadores de gancho e outras carroçarias especializadas

Os motores dos DAF XDC e XFC são os mesmos dos rodoviários: PACCAR MX-11 e MX-13 com potência de até 530 cv. Todos os veículos de construção DAF estão equipados de série com uma caixa de velocidades automatizada ZF TraXon, com um modo especial fora de estrada para um desempenho de mudança de marcha ideal em terrenos difíceis. As trocas de marcha são em altas rotações do motor para manter o impulso em terrenos pesados ​​ou montanhosos. Além disso, o XDC e o XFC oferecem seleção automática de marchas. As novidades são ‘ASR Off’ e ‘Rock Free’ para se deslocar em condições escorregadias e facilitar o balanço rápido para ajudar a libertar o veículo em circunstâncias extremamente difíceis.    

O novo padrão em segurança no DAF XDF e XFC 

A Nova Geração apresentam o grande para-brisas e janelas laterais com linhas de cintura ultrabaixas, resultando na melhor visão externa. Como opção, está disponível uma janela de visualização do meio-fio, que – em combinação com o banco do motorista dobrável – oferece uma visão desobstruída de pedestres e ciclistas ao lado do caminhão no lado do motorista. 

Para visão indireta líder da classe, o DAF XD de nova geração pode ser equipado com o DAF Digital Vision System, que substitui os espelhos principal e grande angular. O DAF Corner View superior oferece uma visão máxima de nada menos que 285 graus na área ao redor do pilar A da cabine no lado do acompanhante. Também contribui para a segurança superior a iluminação exterior full LED padrão em todas as versões XDC e XFC. 

Esses modelos foram lançados para o mercado europeu, sem previsão para chegar ao mercado brasileiro, porém, independemente do mercado, há compartilhamento das engenharias no desenvolvimento dos novos produtos em todos os países que a DAF possui produção

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).