Na geração Euro 6, a linha 2023 do cavalo mecânico top de linha da Mercedes-Benz, o Actros Space Top recebeu melhorias além de atender a nova legislação Proconve P8 com a redução das emissões de poluentes, ruídos e 8% mais econômico em relação ao modelo Euro 5. O modelo mais potente do Actros recebeu a nova geração do motor OM 471 LA de 530 cv.
Outra novidade é o MirrorCam, sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores. Na nova geração, o braço da câmera está 10 centímetros mais curto e tem novos parâmetros de imagem, que melhoram a visão do condutor, inclusive, em manobras.
3ª geração do OM 471 LA
A terceira geração do motor de 530 cv apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite uma economia de combustível de até 8% em comparação com o Actros atual.
Entre as melhorias no propulsor, estão a geometria do pistão, o design do bico de injeção e alguns parâmetros do cabeçote que foram submetidos a um extenso processo de otimização. A taxa de compressão do motor de 6 cilindros em linha foi aumentada de 18,3:1 para 20,3:1, o que leva a uma combustão mais eficiente, com um pico de pressão de ignição de 250 bar.
Além da combustão e turboalimentação, a redução do atrito foi outra medida para melhorar a eficiência do consumo de combustível. Para isso, o OM 471 LA de 530 cv possui uma válvula de controle de pressão do óleo do motor recém-desenvolvida. Ela é instalada atrás da bomba de óleo do motor e na frente do termostato do óleo. Um atuador elétrico permite o uso controlado por mapas de características da válvula redutora de pressão.
As reduções disponíveis na pressão do óleo do motor são determinadas em uma matriz complexa que leva em consideração todos os componentes do motor e seus requisitos específicos, como lubrificação ou refrigeração. Um óleo de motor recém-desenvolvido com baixa viscosidade melhora o controle da pressão do óleo. Isso resulta numa melhora da eficiência do combustível sem reduzir os intervalos de troca de óleo ou aumentar o desgaste dos componentes do motor afetados. SEO: 530.
Outra melhoria foi na transmissão automatizada PowerShift Advanced que permite acelerações mais rápidas e suaves graças à seleção de marchas ainda mais precisa.
MirrorCam de 2ª geração
A segunda geração do MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023, agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar em ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.
A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão. Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são mais difíceis.
Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.
A Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em vez de retrovisores em 2014, no caminhão-conceito “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. Em 2018, ela foi a primeira fabricante do setor a introduzir a produção em série do MirrorCam, consolidando o primeiro sistema de retrovisores digitais por câmeras para caminhões. Um veículo produzido com MirrorCam não tinha mais os espelhos principais e os grandes angulares tradicionais. Em vez disso, recebia um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita na estrutura do teto da cabina, com dois monitores digitais nas colunas internas, juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista.