Continuando o Especial Vucs, veja quais modelos podem ser interessantes para frotistas e autônomos em 2017.

Na MAN Latin America o modelo mais popular é o Volkswagen Delivery 5.150, adequado para cargas volumosas. E mesmo agora, ele continua sendo uma boa proposta já que a nova portaria lhe rendeu ganhos adicionais de volume. O caminhão de entrada é equipado com motor de 150 cv Cummins e opções de entre-eixos de 3 175 mm e 3 900 mm.

Contudo, caminhões que antes sobravam nesse tipo de operação, agora se tornam modelos ajustados já que podem rodar na capacidade. Caso dos demais representantes da família Delivery: 8.160, 9.160 e 10.160 que poderão ter ganho aproximado de 20% a 25% de carga líquida.

Na bebida, o 13.160 na atual legislação, graças a possibilidade de receber um implemento maior, pode carregar um pallet a mais e passa a ter a opção de entre-eixo de 3 030 mm.

Todos os modelos são populares no mercado por causa do trem de força, simples e robusto. Esses caminhões são equipados com motor Cummins de 160 cv e transmissão ZF, de 5 velocidades mecânica.

A medida também reduzirá a quantidade de viagens e de veículos para fazer a operação cotidiana de entrega.

Na Mercedes-Benz, a gama Accelo, que envolve caminhões leves e médios também foi beneficiada. Os caminhões 815 e 1016 da família, que já atuavam nesse segmento com entre-eixo de 3 100 mm, com a nova medida ganham entre-eixo de 3 700 mm, podendo receber maior carroceria e ganho no volume de carga transportada. Com PBT (Peso Bruto Total) de 8,3 t, o Accelo 815 oferece 5 010 kg de carga útil com equipamento. O 1016, cujo PBT é de 9,6 t, a carga útil é de 6 280 kg. Ambos são boas opções para transporte com baú, por exemplo.

Mas novidade que a Mercedes traz para atender a portaria é o Accelo 1316. Com o aumento de 7,20 m, o caminhão configurado 6×2, se passar por adaptações no CTT (Customer Tailored Truck) da marca, pode ter a carroceria cortada para ter entre-eixos de 3 100 mm, porém, com a maior capacidade de carga: de 8 720 kg de carga útil – sendo uma alternativa para quem transporta cargas mais densas, como gás, combustível e o transporte de bebida podendo transportar 6 pallets altos. Para se ter uma ideia do ganho, quando a medida permitia comprimento de 6,3 m não era possível transportar mais do que 4 pallets.

Todos os caminhões da família são equipados com motor Mercedes-Benz OM-924 LA, o mesmo dos caminhões semipesados de 17 t da marca. O propulsor desenvolve potência de 156 cv a 2 200 rpm, e torque de 59 mkgf de 1 200 a 1 600 rpm para o modelo 815, e de 62 mkgf de 1 200 a 1 600 rpm para os Accelo 1016 e 1316.