Como já era esperado desde o anúncio da produção da família de utilitários Ford Transit Furgão. O modelo de carga foi apresentado neste mês de abril e já está à venda como a mais potente e mais completa da categoria.

O modelo chega para atender o segmento de veículos de carga urbanos com PBT de 3.500 kg, pois podem ser conduzidos por motoristas com CNH B. Isso gera vantagens para o uso urbano em muitas cidades que colocaram diversas restrições para modelos com PBT a partir de 3.501 kg. Há ainda a vantagem de pagar pedágio de automóvel e nas estradas obedece à legislação de veículo de passeio, como, por exemplo, seguir os limites de velocidade de automóvel. 

O Ford Transit Furgão chega em duas versões, ambas com teto alto: L2H3 (R$ 239.900), versão de comprimento médio, com volume de 10,7 m³ e capacidade de 1.222 kg; e L3H3 (R$ 249.900), versão de comprimento longo, com volume de 12,4 m³ e capacidade de 1.181 kg.

Motor e transmissão

Em características técnicas e equipamentos, o Transit é superior aos concorrentes. Em números, o motor turbodiesel EcoBlue 2.0, com a maior potência e torque do segmento — 170 cv a 3.500 rpm e 389 Nm entregues linearmente entre 1.750 rpm e 2.500 rpm. O desempenho impressionou nas primeiras impressões. O torque já sobra a partir de 1.500 rpm, sem necessidade de chegar a giros maiores para trocar de marcha. A transmissão de seis velocidades é manual, ficando a transmissão automatizada para o futuro.

A tração traseira é outra vantagem em relação a alguns concorrentes. Ela garante melhor desempenho e menor desgaste de pneus, freio e embreagem, principalmente, em subidas.

Equipamentos de segurança e conforto de série

A Transit Furgão atende aos requisitos em segurança, chancelada pelo prêmio “Gold Medal” do Euro NCAP, que a destacou como a melhor da categoria. Além da carroceria com estrutura de aço ultrarresistente e reforços de boro, ela traz um pacote de tecnologias que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas e anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampa e estabilização de vento lateral. Conta também com luzes de frenagem de emergência e sensor de estacionamento.

A sua central multimídia Sync Move tem a maior tela da categoria, de 8”, com Waze e outros aplicativos nativos disponíveis na App Store. Outros recursos úteis são a câmera de ré com acesso rápido, que permite ao motorista visualizar a traseira com o veículo parado, e o botão de acesso direto ao 0800 da assistência 24 horas da Ford.

A central conta ainda com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth, atualizações via conectividade (sem precisar ir à concessionária, como nos celulares) e duas entradas USB, além de duas tomadas de 12V.

Conectividade e pós-venda da Transit Furgão

A Transit é a primeira do segmento a vir com um sistema de conectividade de fábrica, o FordPass Connect. Pelo aplicativo é possível conferir a quilometragem, o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, agendar e acompanhar serviços on-line e receber relatórios mensais com indicadores para o negócio, com consumo de combustível e de Arla 32/Adblue e distâncias percorridas.

A conectividade integrada da Transit consegue detectar mais de 3.000 categorias de alerta de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e mensagem celular. Dependendo da severidade do alerta, um atendente da central da Ford entra em contato proativamente com o cliente para informar e orientar na solução. Esse serviço, chamado acompanhamento preventivo inteligente, é um dos recursos gratuitos oferecidos para o cliente da Transit durante o primeiro ano de uso.

Outra novidade é a assistência técnica em conferência. Havendo qualquer ocorrência, o cliente pode entrar em contato com a Assistência Ford e o atendente o coloca em contato com o chefe de oficina da concessionária mais próxima, que avalia a possibilidade de reparo e solução no próprio local. Se não for possível, o veículo é removido para a concessionária Ford mais próxima, onde o técnico já está preparado para o recebimento e reparo mais rápido do veículo.

“Tudo isso faz parte da experiência conectada da Transit para antecipar possíveis ocorrências e reparar a unidade rapidamente, evitando que o cliente fique com o veículo parado”, destaca Cintia Pelegrina, gerente de Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford América do Sul.

Afastada do segmento de veículos comerciais por um tempo, a Ford atua forte (um trocadilho) na parte de pós-vendas para impressionar os potenciais clientes e promete assistência técnica nos cerca de 100 concessionárias e uma estrutura completa de disponibilidade de peças para que os empresários tenham baixo custo de manutenção e o veículo sempre trabalhando. 

“Nos levantamentos de mercado que realizamos, usando o recurso de ‘cliente oculto’, a Transit Furgão mostrou uma economia de 10% no preço das dez primeiras manutenções, de 3% nas peças de desgaste e de 20% nas peças de reparo e colisão”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul.

A garantia da Transit Furgão é de um ano, ou 100.000 km, com revisões a cada 20.000 km efetuadas pelo sistema Preço Fixo da Ford, que garante transparência com a verificação de mais de 60 itens e mão de obra incluída.

 

Primeira avaliação: Ford Transit Minibus: as provas para ser brasileira

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).