Os utilitários Renault Master (van de passageiros, furgão e chassi cabine) é um dos cases de maior sucesso no segmento. Segundo a Fenabrave (associação das redes de concessionárias), somente em 2021, foram emplacadas 9.672 unidades. O modelo sempre foi competitivo por diversas razões, mas, ultimamente, os clientes estão valorizando as novas tecnologias, principalmente, de segurança. Para não ficar para trás, a Renault lançou a nova geração Master, já como modelo 2023 e quatro opções de carroceria: Furgão, Chassi, Vitré (van sem os bancos) e Minibus com três opções de variantes entre comprimento e altura.  

Além do novo visual frontal e com novos faróis com luzes diurnas, a Renault informou que o motor 2.3 dCi turbo está 24% mais econômico e 30% no uso urbano. Portanto, conforme o Inmetro, se a Master Minibus, por exemplo, fazia 7,3 km/l no uso urbano, a nova geração terá que fazer, no mínimo, 9,5 km/l. Se isso for confirmado (vamos testar o modelo em breve), é uma excelente média de consumo. 

O motor traz 136 cv a 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 360 Nm a 1.500 rpm, o que representa 16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em um veículo ainda mais ágil e seguro, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano, sendo o best in class de sua categoria neste quesito. 

“Com a Master 2023, o cliente profissional Renault passa a ter um veículo ainda mais econômico, seguro e com design mais moderno, bem como contar com todo o suporte da rede PRO+ que entrega uma verdadeira solução para os desafios de mobilidade do seu negócio”, explica Bruno Hohmann, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil. 

Por dentro da Master 2023

No interior houve mudanças também. O volante é novo e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro. O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo. No centro do painel, o modelo pode receber uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada, como opcional.

Segurança

A nova Master 2023 sistemas de segurança ativa em todas as versões do modelo, itens, já oferecidos pelos concorrentes. Agora, o modelo é equipado com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração. Além desta tecnologia, a nova Master passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima. Outra tecnologia é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

A Master traz ainda o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto, garantindo a segurança nesta condição de rodagem. Outra novidade é Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem ainda a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira. 

O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. Outro sistema que é inédito na Master é o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS), que identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem. 

Versões e preços

A Master 2023 está disponível nas seguintes versões:

Chassi Cabine: R$ 187.600.

Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.

Furgão (L1 H1): R$ 207.900 

Gran Furgão (L2 H2):  R$ 216.000 

Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000 

Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.

Vitré: R$ 225.600

Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.

Minibus Executive: R$ 281.300 

Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais. 

Opcionais:

Pack Confort (apenas Chassi Cabine): ar-condicionado

Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré,

sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.

Pack Luxo Chassi: ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.

O modelo está disponível nas cores: Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).