Fiat Toro: o veículo a diesel mais barato do Brasil

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Com vocação para ser a líder do segmento de picapes, a Fiat Toro tem uma característica que nem a própria fabricante chamou a atenção para isso. Ela é o veículo movido a diesel mais barato do Brasil. Por R$ 93.900 é possível comprar a versão Toro Freedom 2.0 turbodiesel 4×2 com câmbio manual de 6 velocidades, a mais indicada para frotistas. Porém, ainda há opções mais baratas, como a versão movida a gasolina e etanol, a Freedom 1.8 Flex com câmbio automático, também de 6 velocidades, por R$ 76 500. As outras opções são a Opening Edition Flex, por R$ 84 400, a Freedom 2.0 turbodiesel 4×4 (também com câmbio manual de 6 velocidades), por R$ 101 900, e a topo de linha, a Volcano 2.0 turbdiesel 4×4 com câmbio automático de 9 velocidades. 


A Fiat Toro é a segunda picape do segmento médio a ser lançada no Brasil. A primeira foi a Renault Oroch, porém, sem opção com motor diesel. Portanto, para uso comercial mais severo é bom investir um pouco mais para ter um motor diesel de 170 cv de potência a 3 750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1 750 rpm. 

Agora, entre as opções 4×2 e 4×4, vai depender da missão da picape, lembrando que o seu sistema 4×4 é um off-road não muito radical, mas com três funções: auto, que, para ser mais econômica, roda no modo 4×2 e aciona a tração 4×4 automaticamente, dependendo das condições do piso e em curvas; e 4WD, que funciona 100% do tempo no modo 4×4; e 4WD Low, que funciona como uma reduzida para situações mais extremas. A versão Freedom já vem bem equipada de fábrica, com itens de segurança como controle de tração, controle de estabilidade, assistência de partida rampa, entre outros. 

A sua caçamba, obviamente, não é grande como a da Volkswagen Amarok, mas já apresenta boa capacidade de carga em peso (uma tonelada na versão diesel e 650 kg na Flex, considerando também o peso dos ocupantes) e em volume (850 litros). Ainda  há a possibilidade de usar o extensor de caçamba, aumentado a capacidade volumétrica para cerca de 1 300 litros. Uma característica inédita para uma picape é a tampa traseira que abre para os lados, em vez de para baixo. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).