Apesar de uma base bem baixa, o Foton IBlue está na lista dos 10 caminhões elétricos mais vendidos do País, com 15 unidades emplacadas em 2024, ocupando a 6ª posição. Todavia, para este ano a meta da marca é aumentar a participação do modelo no mercado.
O preço do caminhão conforme a Fipe é R$ R$ 475.745, salgado para um semileve. Mas em linha com os competidores com tecnologia elétrica.
LEIA TAMBÉM: Vibra utiliza Diesel HVO nos caminhões que rodam no aeroporto de Guarulhos
Mas onde a Foton vai apostar é nos atributos técnicos do IBlue. O caminhão tem peso bruto total (PBT) de 6 t. Além disso, traz carga útil de 3.575 kg.
Dessa forma, o modelo é indicado nas operações de entregas urbanas. Para isso, conta com autonomia de 200 km. Podendo ser carregado pelos clientes em estações de recarga CCS TIPO 2.
O IBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (equivalente a 87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

Itens a bordo do Foton IBlue
Entre os seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar e controle de assistência em subida. Além de farol automático, farol de milha, MP3 com USB. Há ainda vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.
A cabine tem como atributo o desenho mais abaulado, o que garante maior visibilidade de quem está a bordo. Nesse sentido, suas dimensões compactas permitem que o iBlue também trafegue com mais agilidade no ambiente urbano.
O caminhão traz comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm.
Por força de lei, o modelo vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.