A Iveco parte para missão no Rally Dakar para repetir os feitos de 2016 e 2012, anos nos quais venceu a competição, respectivamente, com as chegadas em Buenos Aires, na Argentina, e Lima, no Chile. A edição 2023 do maior rali do mundo começa no dia 31 de dezembro, no Mar Vermelho, e termina no dia 15 de janeiro, em Damman, Arábia Saudita.
A montadora, marca do Iveco Group, participará, mais uma vez, com quatro veículos e duas novas equipes: a Boss Machinery Team de Rooy Iveco e a Eurol Team de Rooy Iveco. O Rally Dakar 2023 acontece entre 31 de dezembro e 15 de janeiro de 2023, na Arábia Saudita. A 45ª edição terá 365 veículos, entre motos, quadriciclos, automóveis, SUV, picapes, caminhões e carros clássicos.
As duas equipes da Iveco disputarão a competição com os brutos caminhões Iveco Powerstar (bicudo), equipados com os motores Cursor 13, com até 1.000 cv, projetados especialmente pela FPT Industrial – marca do Iveco Group – com as últimas atualizações em configuração de suspensão e sistemas de monitoramento de pneus.
Os competidores percorrerão mais de 8.500 km de terrenos desafiadores. O trajeto será iniciado no Mar Vermelho e terminará em Damman, no lado oposto da Península Arábica. O nível de dificuldade colocará à prova os pilotos. Serão cerca de 5.000 km especiais no prólogo e outras 14 etapas, que incluem uma incursão de quatro dias por dunas e uma etapa de “maratona”, na qual as equipes competem sem assistência.
“Mal podemos esperar para ver nossos caminhões mostrarem do que são capazes naquele que será o mais difícil dos ralis Dakar da Arábia Saudita. Nossas equipes se destacam por sua poderosa mistura de experiência e talento jovem, com pilotos que compartilham fome de competir e determinação para levar seus veículos e si mesmos ao limite. Juntando-se aos nossos comprovados caminhões Iveco Powerstar de alto desempenho, somos uma combinação vencedora e estamos ansiosos para enfrentar o desafio”, diz Fabio Santiago, diretor de Marketing e Gestão de Produto da Unidade de Negócios de Caminhões Iveco.
Eurol Team de Rooy Iveco
Mitchel van den Brink estreou nas corridas com apenas 16 anos — quando se juntou ao pai, Martin, como mecânico/navegador no Dakar 2019 — , o mais jovem a participar de uma corrida de ralis. Ele competirá em um Iveco Powerstar, veículo n.º 511, com o navegador Moises Torrallardona e o mecânico Jarno Van De Pol.
Já Martin van den Brink, uma lenda do Dakar desde 2009, vai participar com o navegador Rijk Mouw e o mecânico Erik Kofman. Tendo terminado o Dakar 2021 na 8ª posição, vai competir aos comandos de um Iveco Powerstar, veículo #506, ambicionando uma finalização ainda melhor.
Boss Machinery Team de Rooy Iveco
Janus van Kasteren jr é piloto de rali e vai disputar o Dakar pela quarta vez ao volante de um Iveco Powerstar, veículo #502, com o navegador Marcel Snijders e o mecânico Darek Rodewald. Ele terá como objetivo capitalizar a experiência adquirida nas edições anteriores e melhorar o 6º lugar alcançado na edição de 2020.
Vick Versteijnen, da Holanda, estreou no Rally Dakar em 2015, e vai competir num Iveco Powerstar, veículo #504, com o navegador Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande. Que venha o Dakar 2023.
Final day in the workshop