A Iveco acaba de lançar a websérie “Criando Novos Caminhos”. Ou seja, documentário que demonstra todos os desafios e processos de desenvolvimento do S-Way, o seu caminhão pesado que começou a ser produzido no País.
Apresentado oficialmente em 2022 na Fenatran, o Iveco S-Way foi desenvolvido por uma equipe de aproximadamente 450 pessoas. Passou por um rigoroso processo de engenharia. O que envolveu mais de 70 protótipos e 450 testes diversificados. Assim, totalizando mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados.
LEIA TAMBÉM: Iveco entrega o maior lote de S-Way para um único cliente
Com sete episódios, a websérie narra, por meio da voz de colaboradores, clientes, concessionários e parceiros, a trajetória de desenvolvimento do caminhão. Do mesmo modo, o comprometimento do time Iveco. O documentário aborda desde o conceito inicial até a chegada do S-Way ao mercado brasileiro.
Gravações da websérie
As gravações do documentário foram realizadas em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. E reuniram mais de 60 entrevistados. Para a construção da história, também foram consultadas diferentes áreas e níveis de atuação da marca. Ou seja, da presidência, passando por diretorias, gerências. Chegando às demais diversas áreas até à engenharia ao pós-vendas. Além de representantes comerciais, das concessionárias e clientes.
A websérie é composta por sete episódios. E aborda temas como posicionamento do veículo no mercado de pesados, desafios do segmento no Brasil, bem como novas formas de trabalhar com a entrada em vigor da norma de emissões Proconve P8. Além de fases de produção, adaptação da linha e prazos. Passando por qualidade, detalhes sobre desenvolvimento e testes, conectividade, lançamento comercial, pós-vendas e percepção dos clientes.
Maurício Corrêa, gerente de marketing da Iveco, idealizou o projeto. “O comprometimento e o engajamento de todos os colaboradores, desde o início do projeto, foram notáveis. Portanto, mereciam ser registrados. O S-Way foi um projeto ambicioso, que trouxe uma nova cultura para a nossa marca”, comenta.
Projeto era almejado desde o lançamento na Europa, em 2018
O projeto de desenvolvimento do S-Way era almejado desde o lançamento do veículo na Europa, em 2018. No entanto, desafios importantes surgiram com a decisão de trazê-lo para o Brasil: novos processos, percepções de mercado e, principalmente, a “materialização” do produto, que absorve toda a bagagem de aprendizado da marca ao longo dos anos. Parte desses desafios aconteceu em meio à pandemia.
“A logística, em um momento de pandemia, foi complicada, mas superamos todos os desafios e conseguimos trazer para o Brasil o melhor e mais completo caminhão pesado já produzido pela IVECO”, comenta Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina.
O S-Way é um pesado de alta qualidade, robusto, confortável, tecnológico e apresenta o melhor TCO do segmento. “Muito além de uma adaptação, o S-Way foi totalmente pensado para o mercado brasileiro e vem sendo um grande sucesso comercial, consolidando-se como uma opção de destaque na categoria de pesados”, afirma Marcus Souza, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina.