Iveco vai entregar 7,1 mil ônibus ao Programa Caminho da Escola

208

A Iveco Bus vai produzir 7,1 mil ônibus pelo Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). Em volume, o fabricante será um dos principais fornecedores.

Nesse sentido, a marca vai fornecer 3,5 mil ônibus na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3). São ônibus modelos destinados ao transporte de 59 estudantes. Além de outras 3,6 mil unidades na categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2). Com capacidade para transportar 44 estudantes.

Produção começa em Sete Lagoas, Minas Gerais

Dessa forma, a Iveco já prepara a planta de Sete Lagoas, Minas Gerais, para a produção dos veículos. Serão dois modelos. Para atender a categoria ORE-2, a Iveco vai fornecer o chassi 10-190.

O ônibus é equipado com motor FPT N45, de quatro-cilindros. E desenvolve potência de 190 cv. E seu peso bruto total (PBT) é de 10,5 t. Portanto configurado como um micro-ônibus.

Já o modelo que vai atender o ORE-3 é o chassi 15-210, de 15 t de PBT. O ônibus também tem motor FPT N45 de 210 cv de potência.

Além disso, os ônibus são configurados para operar em diversos tipos de terrenos. Por essa razão contam com suspensão elevada e bloqueio de diferencial.

Além disso, os pneus são de uso misto. E o balanço dianteiro e traseiro dos modelos são reduzidos. Assim, facilita o acesso a lugares acidentados.

Seja como for, as entregas vão ocorrer ao longo do próximo ano.