Nenhum fabricante de caminhões no Ocidente chega perto da Volvo quando o assunto é caminhão elétrico. Os novos lançamentos demonstram isso, além do portfólio já à venda. A Volvo mostra a expansão a sua gama com o lançamento de vários novos caminhões elétricos, possibilitando eletrificar ainda mais rotas de transporte em cidades e trajetos intermunicipais. Esta mais recente ampliação da gama de caminhões rígidos. Com um único chassi rígido, é possível diferentes aplicações, como guindastes, compactadores de lixo e betoneiras, entre outras.

Já produzindo a linha elétrica mais completa da indústria global de caminhões, a Volvo Trucks agora está expandindo sua oferta com a introdução de versões rígidas de seus caminhões elétricos pesados: Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX. Isso torna ainda mais fácil para as empresas de transporte adotar veículos elétricos em áreas urbanas e regionais.

Graças às várias opções de bateria, cabine e chassi, os novos caminhões rígidos pesados podem ser projetados para transportar superestruturas elétricas para uma ampla gama de atribuições de transporte especializado, incluindo distribuição de mercadorias, coleta de lixo e trabalhos de construção. A produção das novas variantes começará no primeiro trimestre de 2023.

“Com esses novos caminhões elétricos, estamos facilitando para que mais clientes adotem a eletromobilidade e para que as cidades mudem para veículos de emissão zero em, praticamente, todos os fluxos de transporte. Nossos clientes podem ter esses caminhões personalizados para sua operação específica, para reduzir as emissões e obter a mesma funcionalidade do caminhão a diesel que estão usando hoje”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Caminhões a diesel com cargas pesadas são comuns em muitas cidades. Agora é possível usar caminhões elétricos para essas tarefas. Além de produzir zero emissões de escapamento, os caminhões elétricos proporcionam um melhor ambiente de trabalho para os motoristas, pois são silenciosos – o que também contribui para uma cidade mais habitável para os residentes.

E no Brasil?

No Brasil, na última Fenatran, a Volvo mostra o Volvo FM elétrico, mas, com tristeza, a empresa encontra empecilhos para o lançamento do modelo no momento. O Brasil, mesmo com o potencial que possui para produção de energia elétrica, ainda não conta com infraestrutura de distribuição de energia e abastecimento dos caminhões. Isso encarece o preço da energia na hora dos abastecimentos, tanto, que o valor da tarifa paga pelo consumidor final é variável com as bandeiras verde, amarela e vermelha. Burocracia e alta carga tributária são outros fatores que dificultam a transição para o uso das energias mais limpas. 

Maior flexibilidade

Os novos caminhões rígidos têm uma capacidade de bateria entre 180-540 kWh. Isso, com o número de baterias aplicadas a um caminhão, proporciona grande flexibilidade e uma ampla gama de operações potenciais.

“Esses caminhões podem realizar todos os tipos de transporte, desde cargas mais leves até cargas pesadas. Os clientes podem escolher a capacidade exata da bateria de que precisam para suas atribuições e, ao não carregarem mais baterias a bordo do que o necessário, a carga útil pode aumentar. Resumindo, temos a solução de transporte elétrico ideal e mais econômica, não importa qual seja a tarefa”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks é a única fabricante global de caminhões com uma linha completa de caminhões elétricos em produção em série. A meta da empresa é que metade de suas vendas totais globais de caminhões sejam elétricas até 2030, o mais tardar.

Os rígidos elétricos Volvo FH, FM e FMX podem ser equipados da seguinte forma:

Lançado para venda em dezembro de 2022, início da produção em série em março de 2023:

Linha de transmissão: 490 kW

Unidade de acionamento: 3 motores elétricos

Bateria: 450-540 kWh, 5-6 baterias

Cabine: Sleeper, High, X-High sleeper cab

Distância entre eixos: 4300-6700 mm

Configurações de eixo: 4x2R, 6x2R, 6x4R, 8x2R e 8x4R

PTO: Mecânica, Caixa de Engrenagens e Eletromecânica

Lançado para venda em fevereiro, início da produção em série em maio de 2023:

Linha de transmissão: 330 kW

Unidade de acionamento: 2 motores elétricos

Bateria: 360 kWh, 4 baterias

Cabine: curta

Distância entre eixos: 3900-6700

Lançado para venda em junho, a produção em série começa em setembro de 2023:

Bateria: 180-270 kWh, 2-3 baterias; seo Volvo mostra

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).