Além das mudanças técnicas para atender a legislação de emissões da fase P8 do Proconve, a nova linha de caminhões Volkswagen 2023 apresentada ontem (27 de setembro) em Resende/RJ, traz com ela mais tecnologia, potência, conforto e segurança e o objetivo de entregar  mais com menos custos da operação. São 30 novos modelos com atualizações e o propósito de ampliar a participação de mercado seguindo a filosofia da marca ‘menos você não quer, mais você não precisa’.

A VWCO investiu mais de 1 bilhão de reais para entregar ao mercado uma linha de caminhões competitiva, apoiada sobre quatro pilares: eficiência, novas tecnologias, economia de combustível e redução de TCO. Durante o programa de desenvolvimento foram envolvidos mais 100 veículos para se obter um ganho de 10% a mais de eficiência e inovações em conforto, segurança e eficiência.

Constallation 25.480
Linha Constellation com maior potência novas transmissões

A nova família de caminhões traz a maior reformulação já feita pela VWCO em seu portifólio de produtos atualmente formado pelas linhas Delivery, Constellation e Meteor. Além de menos peso, maio potência e eficiência, os veículos passam a disponibilizar mais segurança, conforto e facilidade de operação, além de poderem sair 100% conectados da fábrica.

A linha Euro 6 da VWCO conta com trem de força capaz de proporcionar economia média de combustível de 5% e maior capacidade de carga. São cinco motorizações, transmissões mecânicas, automáticas e automatizadas e novas relações de eixo para cada aplicação. As mudanças contemplaram também o interior das cabines e painéis de instrumentos mais adequados à conectividade e eletrônica embarcada.

Motorização

A começar pelos leves, os modelos Delivery Express e 6.170 são equipados com motor FPT de 3 litros calibrados pela engenharia da própria montadora, enquanto as versões de 9 a 12 toneladas utilizam Cummins de 4 litros. Já os Constellation médios e semipesados de 14 a 18 toneladas são tracionados pelo motor MAN D08 de 5 litros.

A versão do MAN D08 de 7 litros, nas potências de 260 a 320cv, com tecnologia SCR, está presente nos modelos semipesados de 18 a 31 toneladas. Acima dessa capacidade até 53 toneladas os Constellation são equipados com motor Cummins de 9 litros.

Conforto
Interior da cabine recebeu várias melhorias para proporcionar mais conforto ao motorista

Os estradeiros da família Constellation passam também a ter a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades como item de série. Trata-se da mesma utilizada pela linha  Meteor, com tecnologia para antecipar de modo automático as trocas de marchas conforme o relevo da estrada. Dependendo da rota, essa tecnologia proporciona economia de combustível até 5%.

A transmissão ZF Traxon é de série na linha Meteor desde o lançamento em outubro de 2020, bem como o motor MAND26 de 13 litros, produzido no Brasil, que para atender a linha 2023 saltou para 530cv de potência no cavalo mecânico 6×4 e de 480cv no 6×2. Aliás, desde o lançamento a VWCO vendeu 8 mil modelos Meteor.

Os novos caminhões Volkswagen na faixa de 14 a 18 toneladas de PBT passam a contar com transmissão ZF manual ou opcionalmente automática de 8 velocidades. A VW montadora é a primeira a a disponibilizar essa caixa automática em caminhão, cujo projeto é adequado para o uso de veículos de distribuição urbana e ônibus.

Meteor
Cavalos mecânicos com potências de 480cv (6×2) e 530cv  (6×4) são as principais novidades da nova linha Meteor

De acordo com o com o vice-presidente de engenharia da montadora, Rodrigo Chaves, as transmissões automatizadas contam com tecnologias que ajudam na condução mais eficiente do caminhão. Ele destaca o controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com informações de GPS para tornar a condução mais eficiente, o controle de velocidade na descida e o eco-roll, sistema que de forma controlada e segura permite que o caminhão trafegue com a transmissão em neutro (banguela) quando as condições permitem.

Em todos os Constellation automáticos ou automatizados a alavanca de marchas passou para a coluna de direção. A engenharia da fábrica mexeu também no sistema de direção da nova geração e conseguiu obter 30% menos de esforço na condução do veículo. Como resultado, a dirigibilidade mais leve e suave ficou comprovado ao experimentar os modelos 2023 na pista de testes da montadora.

Novo visual da linha Constellation
Nova identidade visual da linha Constellation inclui luzes e lanternas de LED e de condução diurna integradas aos faróis 

A nova linha os cavalos mecânicos Constellation passam a ser disponibilizados com as seguintes denominações: 19.380 4×2, 25.380 6×2 e 25.480 6×2. Este último é equipado com motor MAN D26 de 13 litros com 2.400Nmde torque e sistemas de exaustão que combina os sistemas de emissões EGR e SCR e transmissão ZF Traxon de 12 velocidade. Ainda na família, a cabine ganhou novo visual com luzes em LED e luzes diurnas (DRL) integradas aos faróis.

Conforto e segurança

Os novos caminhões trazem também melhorias para facilitar a vida do motorista e tornar seu trabalho menos cansativo. O conforto é proporcionado por itens de série como ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, bancos revestidos em couro sintético com encosto de cabeça, apoio de braços e um novo painel de instrumentos de fácil leitura. Segundo a empresa foram realizados diversos testes virtuais a fim de garantir o nível máximo de conforto na cabine.

O sistema de direção da linha Constellation teve toda a sua geometria revista ganhou redução de esforço de até 30%, bem como nova suspensão dianteira com molas parabólicas e buchas eu a tornaram mais silenciosa e suspensão da cabine sobre quatro pontos flutuantes. O banco do motorista derivado do Meteor disponibiliza diversas funções de ajustes mais adequados ao porte do motorista e forração de série em couro sintético.

Autônomo na colheita de cana-de-açúcar

Junto com a linha 2023 a VWCO anunciou que seu primeiro caminhão com direção autônoma já em operação em canavial no Estado de São Paulo. O veículo é um Constellation 31.280 8×4 que vai atuar junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.

A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite ao caminhão manter sua trajetória planejada, controle e velocidade e reconheça placas de sinalização, além obstáculos e pedestres, sem a atuação do motorista.

VW Autonomo
Volkswagen Constellation 31.280 8×4 autônomo em operação na colheita de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

O veículo conta com direção eletricamente assistida, a qual faz a interface com toda a tecnologia embarcada e o avançado sistema de geoposicionamento em tempo real que identifica sua posição e segue a rota pré-programada com precisão de 2,5cm e variações mínimas impossíveis de se atingir na condução humana.

As soluções do caminhão autônomo para a integração dos sistemas de automação, desenvolvimento de software e módulos de controle, direção eletricamente assistida, suspensão reforçada etc foram desenvolvidas com a expertise da equipe do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende de engenharia da montadora.

O desenvolvimento do veículo contou também com parceria das empresas RAVEN (sistema de geoposicionamento) e da BMB para customização destinada à colheita de cana-de-açúcar e demais soluções mecânicas.