A Continental Pneus compartilhou conosco um resultado de redução de custos com a Lontano Transportes. Antes de apresentar o resultado, é interessante conhecer a empresa de transporte fundada em 2010 na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Lontano Transportes
A Lontano Transportes conta com mais de 400 conjuntos de bitrens e rodotrens, entre outros

A Lontano sempre prezou pela parceria com clientes, colaboradores e fornecedores, o alicerce esperado de todas as empresas. Quando visitamos a sede da empresa, na primeira metade do primeiro século de vida, a Lontano tinha uma frota de cerca de 340 caminhões, todos da marca Scania. Os fabricantes de veículos no Brasil viviam uma crise econômica maior do que a do agronegócio no Centro-Oeste do País, portanto, ela podia escolher fornecedores.

Atualmente, a Lontano atende clientes como BRF, Bunge, Amaggi, Cargill e muitos outros.

Quem compra meu usado?

A Lontano estava com 47 cavalos mecânicos parados para serem trocados por outros zero quilômetros. O Sr. Airton Dall’Agnol, fundador da transportadora, em entrevista à TRANSPORTE MUNDIAL explicou que o custo dos caminhões parados era muito alto e que queria trocar por novos Scania. No entanto, a autorizada não conseguiu viabilizar a aceitação dos 47 cavalos mecânicos na negociação. Diante isso, perguntamos: “Por qual marca a Lontano vai trocar”. Ele respondeu: “Pela marca que aceitar os meus 47 Scania como parte do pagamento”.

De monomarca, a Lontano passou a ser uma compradora de Mercedes-Benz também, mesmo continuando sendo um grande cliente da Scania. O que diz essa experiência: manter um cliente monomarca custa atendê-lo também em 100% do tempo das necessidades dele, o que é, humanamente impossível. E “roboticamente” também.

Tecnologia contra o descuido com o pneu

Chip iTire da Continental para apuração de pressão e temperatura  dos pneus
Chip iTire da Continental para apuração de pressão e temperatura dos pneus

Agora vamos à experiência com a Continental Pneus. Faz um ano que a Lontano topou experimentar o gerenciamento digital dos pneus da marca alemã, cerca de 1.000 unidades equipadas com o sistema iTire. Trata-se de um sensor que faz a leitura de temperatura e pressão do pneu para que as informações fora dos padrões pré-estabelecidos sejam corrigidas.

Pelo o incrível que pareça, fazendo reportagens há 30 anos sobre os principais problemas que causam desgaste prematuro dos pneus e maior consumido de combustível, o controle da pressão continua sendo o número um da lista. Se há décadas, humanamente, não conseguimos resolver um problema básico, nada mais providencial do que utilizar a tecnologia para isso.

O resultado nas palavras do diretor da Lontano, Gustavo Dall’Agnol: “Hoje, nossos pneus rodam cerca de 400 mil km em vida carcaça. Nosso objetivo com a solução digital da Continental é aumentar em 5% a lucratividade do veículo. Tentamos utilizar sem sucesso no passado outras ferramentas, mas essa se mostrou mais objetiva, eficiente e de fácil utilização. Notamos que desde a sua adoção os motoristas passaram a ficar mais atentos ao desempenho do caminhão, o que nos auxiliou em uma redução de custos não apenas de combustível, mas de peças. O tempo de realização do monitoramento também caiu drasticamente, aumentando a disponibilidade do caminhão. Menos tempo na borracharia e mais tempo na estrada significam maior rentabilidade”.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).