A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) tem uma história muito interessante para entender o VW (entre caminhões e ônibus) de nº 1 milhão. Primeiro por causa do nome Volkswagen, até então, conhecido somente pelos automóveis. No entanto, de forma resumida, a VWCO foi 100% criação de brasileiros, obviamente, com aprovação e incentivo da matriz em Wolfsburg, na Alemanha, no início da década 1980 após a compra das ações da Chrysler Motor do Brasil. Eu mesmo já escrevi artigos para revistas sobre transporte e caminhões na Europa para explicar o que é um caminhão VW, pois lá não conheciam e entendiam o do porquê só no Brasil.

Scania, VW e MAN, as três marcas de caminhões do Grupo Traton
Scania, VW e MAN, as três marcas de caminhões do Grupo Traton

A divisão foi criada porque algumas pessoas de dentro da empresa tiveram uma visão de oportunidade para ser uma opção aos transportadores em relação a outra marca alemã, na época que tinha mais de 60% do mercado. Os primeiros caminhões… melhor nem comentar, mas um dos executivos pioneiros na empresa comentou em uma entrevista, publicada na revista TRANSPORTE MUNDIAL há cerca de 18 anos e, diferentemente da internet, a revista após impressa e distribuída, não tem como apagar ou alterar. Os colecionadores e a editora têm esta edição. Este executivo que aposentou na empresa e foi muito importante para o início da montadora conta que, no início, chegaram a produzir um modelo com motor diesel estacionário, falha cometida, obviamente, por falta de experiência em 1980.

Durante o período da fusão com a Ford (quem não lembra da Autolatina?), a VW aperfeiçoou a prática de montar caminhões.

Consórcio Modular

O grande salto veio com a criação do complexo de Resende há 24 anos em Resende (RJ), chamado de consórcio modular e, na fase de projeto, houve uma grande polêmica em razão de um executivo ex-General Motors (mas isto é outra história e já foi resolvida em tribunais internacionais).

VW Resende
Complexo industrial da VWCO em Resende (RJ)

Outro fato que ajudou a divisão de caminhões crescer foi a independência em relação à Volkswagen do Brasil, pois esta tinha os automóveis como prioridade e ela tinha as razões dela. No entanto, a divisão de veículos de carga passou a ter CNPJ próprio e a ser reconhecida como uma empresa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O grande trunfo foi deixar de ser subordinada aos executivos que passavam o tempo pensando em Fusca, Brasília, Gol e Santana — eles tinham as razões deles para isso. O feito foi um passo importante para a liberdade que a divisão Ford Caminhões sempre sonhou, mas não conseguiu realizar. Hoje, cadê a Ford Caminhões?

B1X 6294 X3Depois, com diversas mudanças de ações entre compradores e vendedores nas bolsas de valores, a VWCO passou a ser controlada pela MAN SE, um grande fabricante alemão de caminhões, ônibus e motores com sede em Munique, na Alemanha, que tinha como principal acionista a Volkswagen AG.

A MAN SE teve origem como siderúrgica “St. Antony” fundada em 1758 e desde há muito tempo é a empresa que fabrica os maiores motores do mundo para navios cargueiros gigantes e transatlânticos, e também, para veículos comercias sobre rodas, além dos caminhões e ônibus MAN. A história da MAN contaremos em outro momento. Vamos voltar ao foco que é a VWCO.

Grupo Traton

No Brasil, em função da aquisição das ações pela MAN SE, a razão social da VWCO para efeitos legais foi mudada para MAN Latin America, mas o nome para o mercado permanece Volkswagen Caminhões e Ônibus. Depois disso tudo, a maior acionista resolveu separar os negócios de caminhões e ônibus do grupo de automóveis (são mais de uma dezena de marcas) e criou o Grupo Traton e atualmente conta com capital aberto nas bolsas de valores.  

Finalizando de forma bem resumida para entender o VW 1 milhão, a VWCO hoje é o segundo maior fabricante de caminhões do Brasil (chegou a liderar por um período), exportado caminhões e ônibus brasileiros para 30 países e faz parte do Grupo Traton (dono também das marcas MAN e Scania). Atualmente, ela está tornando-se referência mundial no desenvolvimento de caminhão elétrico e agora comemora a produção de número 1.000.000 com o novo VW Meteor. Obviamente, há muitos outros fatos sobre os bastidores da empresa, mas ficaria muito longo este artigo mesmo o VW 1 milhão merecendo.

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Grupo Traton

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).