Marcopolo lança ar-condicionado que funciona por IA

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Marcopolo apresenta um sistema de climatização inovador para o interior de ônibus rodoviários. Trata-se do DutoSmart capaz de controlar e distribuir o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo por meio da IA.

Dessa forma, garante uma temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás, oferecendo uma viagem ainda mais agradável. Todavia, vale ressaltar que o equipamento está disponível como opcional para modelos G8. Podendo ser instalado em sistemas de ar-condicionado de qualquer marca.

Desenvolvido pela engenharia da Marcopolo, o sistema, com conceito patenteado, utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do veículo. E, por intermédio da Inteligência Artificial de software e hardware projetados em parceria com a SOHA, empresa gaúcha de tecnologia e IoT, direciona um maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura maior do que a programada.

O monitoramento acontece em tempo real e de forma ininterrupta. Dessa forma, permite, por exemplo, que se ao longo da viagem o sol passar a incidir apenas do lado direito do ônibus, o DutoSmart reconhece esse aumento de calor. Assim, direciona mais ar refrigerado para todas as saídas do lado direito. Do mesmo modo, o sistema funciona nas aplicações do ar-condicionado com aquecimento. Ou seja, invertendo apenas o ciclo de temperatura.

IA controla o ar e o deixa mais homogêneo dentro do ônibus

 Marcopolo lança sistema de climatização em ônibus que funciona por Inteligência Artificial
Novo sistema de ar-condicionado é opcional na linha G8 – Marcopolo/Divulgação

“Manter a temperatura equilibrada e constante em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes. Sendo ainda motivo de desconforto para os passageiros. Em outras palavras, em algumas condições, a diferença de temperatura no interior do ônibus chegava a 7º C. Trazendo desconforto aos viajantes”, explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.

Seja como for, com o DutoSmart, a Marcopolo quebra um dos maiores paradigmas do mercado. E traz uma climatização homogênea no interior do veículo. Ou seja, com variação inferior a 2º C entre as poltronas da frente e as de trás do salão.  

Conforme o executivo, vários aspectos interferem no equilíbrio da temperatura interna de um ônibus. Como a proximidade do sanitário ou região onde está instalado o motor, bem como a maior ou menor utilização das saídas de ar individuais dos difusores localizados no porta-pacotes.

Há dois anos, a Marcopolo começou a desenvolver a tecnologia, com foco em equalizar a temperatura interna dos veículos em tempo real. Dessa forma, o DutoSmart opera dentro do duto do sistema de ar-condicionado, controlando e direcionando o fluxo de ar para evitar áreas com excesso de frio ou calor.

Em razão da utilização da Inteligência Artificial, o status de funcionamento e as configurações do DutoSmart podem ser acessadas pela rede WiFI do próprio controlador. Assim, permite a programação de suas funções, a identificação de possíveis falhas. Além disso, informa sobre a realização de manutenções preventivas, evitando que o veículo fique parado por tempo prolongado.