sprinter furgão mercedes

De olho no crescimento urbano, do e-commerce e da restrição a caminhões maiores nas grandes cidades, o segmento de furgões está recebendo mais atenção de algumas marcas. Nesta reportagem vamos analisar o segmento de entrada da categoria de 3.500 t de PBT (capacidade de carga líquida entre 1.360 kg e 1.593 kg) e volumétrica entre 7,5 m3 e 8 m3. Com o retorno do italiano (agora importado do México), os transportadores contam com três opções: Fiat Ducato Cargo, Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI Street e Renault Master L1H1. Até o final deste semestre chega o Iveco Daily City e, no final do ano, os irmãos gêmeos do Ducato, o Citroën Jumper e o Peugeot Boxer.

ducato 2018

Em 2017, o Renault Master reinou quase sozinho no segmento de furgões de 3.500 kg e emplacou 2.475 unidades. A Mercedes-Benz entregou 483 furgões do modelo 313, escolhido para esta análise por ter 7,5 m3, o mais próximo dos modelos de entrada da Fiat e Renault.

Nesta comparação que vamos fazer agora, você poderá ver os pontos fortes e fracos de cada um dos três modelos para ir melhor informado as concessionárias.

Preço

novo master 36Vamos começar analisando o valor de cada modelo, pois o custo inicial de aquisição para muitos é importante, apesar de que o TCO (Custo Total de Operação) deveria ser o principal valor. Porém, todas as marcas “prometem” ter o melhor TCO do mercado.
O Fiat Ducato Cargo (8 m3) tem preço médio praticado, segundo pesquisa da Fipe, de R$ 118.332. O preço médio do Mercedes-Benz Sprinter 313 Street (7,5 m3), já com ar-condicionado, é de R$ 137.109. Já o Renault tem o valor público de R$ 127.990 e o praticado de R$ 113.225.

Capacidade de carga

Por ter menos equipamentos, principalmente os de segurança, e ser mais leve, o Renault Master é o de maior capacidade de carga em termos de peso. O furgão pode carregar até 1.593 kg.

Como intermediário na capacidade de carga, temos o Fiat Ducato que pode levar 1.378 kg. O Mercedes-Benz Sprinter 313 pode carregar 1.360 kg em um espaço de 7,5 m3. A Mercedes-Benz conta com o de 9 m3, portanto, o mais próximo dos concorrentes de entrada é a de 7,5 m3. Ducato e Master também contam com opões maiores.
Porém, quanto maior é o furgão, ele é mais pesado e menos pode carregar. As dimensões do compartimento de carga (altura, largura e comprimento) podem ser conferidos nas fichas técnicas publicadas no final desta reportagem.

Segurança

Assistente Vento Lateral CrossWind Assist
Assistente para garantir estabilidade em caso de vento lateral só está presente na Sprinter

O capotamento é um dos tipos de acidentes que mais ocorrem com furgões em função da sua altura e problemas de deslocamento de cargas em seu amplo interior durante curvas e manobras bruscas.

Neste quesito, o Mercedes-Benz Sprinter é o mais completo. Além dos itens obrigatórios por lei (ABS e airbags), o modelo conta com controle de estabilidade, controle de tração, servofreio de emergência e EBD. Tudo isso, o novo Fiat Ducato também tem. O que o modelo alemão fabricado na Argentina conta a mais em relação a concorrência é o assistente de vento lateral (que corrige a trajetória do furgão caso de uma rajada de vento atingir a lateral), faróis de neblina com assistência direcional (o farol vira conforme o movimento do volante para iluminar uma curva, por exemplo) e luzes de circulação diurna.

Um item a mais de segurança é o Hill Holder — de série no Fiat Ducato e opcional do Mercedes-Benz Sprinter. Trata de um assistente para partida em rampa que impede que o veículo se desloque nas saídas de aclive ou declive (quando de marcha a ré). Interessante no Hill Holder do Ducato é que, além de ser de série, ele segura o freio por cinco segundos (geralmente são três segundos). Esse tempo um pouco maior deixa o motorista mais tranquilo para tirar o pé do freio, acelerar e fazer o controle de embreagem ao mesmo tempo em uma ladeira. O Renault Master apenas tem o que é obrigatório por lei (ABS e airbag duplo).

Os três concorrentes são equipados com freios a discos ventilados no eixo dianteiro e discos rígidos no eixo traseiro.

Motor e transmissão

Os três furgões são similares em termos de potência e torque. Fiat e Renault possuem motor turbo diesel 2.3 litros de 4 cilindros em linha e mesma potência. O Renault Master entrega os 130 cv de potência mais cedo, aos 3.500 giros, e o Fiat Ducato a 3.600 rpm. A Mercedes-Benz Sprinter possui motor MB diesel biturbo 2.2 litros de 4 cilindros e 129 cv a 3.800 giros.

Em questão de torque, o que é mais importante, principalmente nos veículos de carga, a vitória parece ser do Fiat Ducato, com 32,7 mkgf. Porém, esse torque é alcançado em giros mais altos (1.800 rpm) entre os competidores. O Renault Master alcança 31,7 mkgf a 1.500 giros. O Mercedes-Benz Sprinter entrega a melhor performance, pois 100% dos 31,1 mkgf já estão no motor a apenas 1.200 rpm e se mantém até os 2.400 giros. O torque com ampla curva plana e que chega mais cedo ao topo é sinônimo de condução mais agradável e economia no consumo de diesel. Nesse quesito, pontos para o motor diesel biturbo MB OM 651CDI.

A transmissão dos três é manual de 6 velocidades. Fiat, Mercedes-Benz e Renault ainda não quiseram ousar em oferecer a opção de uma caixa automática ou automatizada como fazem para os seus clientes europeus.

Conclusão

O Fiat Ducato como conhecíamos no Brasil parou de ser produzido no final de 2016 e voltou às concessionárias importado do México, bem mais moderno. Não dá nem para comparar com o modelo antigo, pois tudo no novo é melhor. Inclusive corrigiram o problema antigo de desgaste excessivo dos pneus. O desenho do novo Ducato é de 2006, quando foi lançado na Europa e apresentado aqui na edição 38 da TRANSPORTE MUNDIAL.

Lógico que, de lá para cá, foi recebendo diversos aperfeiçoamentos. O modelo apresenta uma longa lista de equipamentos de série e opcionais, inclusive o interessante kit multimídia touchscreen com câmera de ré. Todo equipado, seu preço pula para R$ 129.750.

O fato de ser importado do México joga uma interrogação: “as peças importadas sempre estarão sujeitas as variações cambiais e das renovações do acordo de livre comércio (geralmente não vale para peças) entre Brasil e México? Com relação ao motor, ele é produzido pela FPT em Sete Lagoas (MG). É o mesmo da geração anterior, melhorado, e do Iveco Daily City 35S13.

O Mercedes-Benz Sprinter 313 é o mais completo em segurança, não tanto em relação ao novo Ducato. Leva menos carga e, como a própria Mercedes-Benz frisa, conta com a estrela de três pontas no campo. Isso tem um custo na aquisição e no pós-venda. O Sprinter faz mais sucesso com os irmãos maiores, 415 e 515.

O Renault Master é o mais simples e com menos equipamentos de segurança, porém, leva
215 kg a mais de carga do que o Ducato e 233 kg em relação ao Sprinter. Coloque na balança o que é mais importante para sua operação, mas, de uma coisa não tenha dúvida. Leve o Renault Master se o desconto for muito bom e você tiver 100% de certeza que nunca sofrerá um acidente, pois os equipamentos de segurança dos concorrentes podem evitar grandes prejuízos.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).