Mercedes-Benz apresenta o ônibus do futuro

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A Mercedes-Benz apresentou, mundialmente, o seu protótipo de ônibus para o futuro, previsto para ser lançado entre os anos de 2021 ou 2022.

No mesmo conceito dos automóveis e caminhões semiautonômos, o ônibus futurista da fabricante está sendo desenvolvido para rodar em corredores BRT e tem como alvo os mercados que mais apostam neste modal de transporte público urbano de passageiros, como o Brasil. A implantação dependerá de uma infraestrutura confiável e da adequação das legislações aos tempos modernos. Portanto, o tempo de implantação em cada país dependerá do seu grau de desenvolvimento.


Dotado de tecnologias de gerenciamento de condução inteligente, com o uso de sofisticados sistemas de câmaras, radares e eletro-hidráulico, o ônibus do futuro tem o objetivo de tornar o transporte urbano mais econômico e seguro, além de mais agradável aos passageiros.


A tecnologia pode ser aplicada nas diferentes formas de propulsão, como motor diesel, a gás, elétrico, híbrido ou a futura célula de combustível. A economia de combustível vem, além de uma condução conforme os parâmetros de economia, através da comunicação com os semáfaros, que farão com que o ônibus perca muito tempo nos cruzamentos; evitando o alto consumo de combustível gerado em partida, e tornando as viagens mais rápidas.


A segurança é garantida pelas câmaras e radares que podem detectar um veículo parado ou pedestre atravessando a via até 200 metros adiante. O conforto para os passageiros, além da viagem mais rápida, se dará por velocidades mais regulares, sistemas de entretenimento internos, ambiente mais agradável, por uso de ferramentas, design e iluminação superior. Outra vantagem é que o estacionamento no ponto de ônibus será feito de forma autônoma, sempre a uma distância de 10 cm da calçada, garantido um embarque e desembarque mais confortável e seguro.

A presença do motorista na condução continuará sendo obrigatória, e ele pode assumir a condução do ônibus sempre que quiser. Para o condutor, a jornada de trabalho será menos estressante, pois não precisará acelerar, frear ou mudar de marchas constantemente, apenas em condições específicas e em caso de emergência.


Em breve você confere mais informações no site. A matéria completa você encontra na próxima edição da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).