Mercedes-Benz Sprinter elétrica começa a ser vendida no Brasil

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    A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil já iniciou as vendas Sprinter elétrica no mercado brasileiro. Os novos veículos para carga e passageiro têm como maior destaque a alta autonomia das baterias. De acordo com a fabricante, a van de passageiros e o furgão rodam até 478 quilômetros com uma carga completa. Já o chassi-cabine atinge 329 quilômetros.

    Furgão eSprinter tem autonomia de até 478 quilômetros com uma única carga da bateria

    Segundo a Mercedes-Benz Cars & Vans, devido à gama de versões, a eSprinter é versátil e possibilita que os clientes optem por  maior autonomia ou capacidade de carga. A autonomia divulgada  pela fabricante vale para as versões  equipadas com a maior bateria, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure).

    A bateria da eSprinter utiliza de lítio-ferro-fosfato (LFP). Essa tecnologia elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos, e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a Sprinter elétrica tem tração traseira assim como toda a linha com motor a diesel. 

    Recarregamento da bateria

    O recarregamento da bateria pode ser feito por corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC). O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada tem potência máxima de 11 kW. Para minimizar o tempo de recarga, o veículo pode ser recarregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido. A recarga rápida de 10 a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh.

    Bateria
    Bateria está localizada no módulo central, protegida por um invólucro no assoalho do veículo

    A bateria de alta voltagem integrada está localizada no módulo central, protegida por um  invólucro no assoalho do veículo. Essa localização resulta em um centro de gravidade baixo e influencia positivamente o comportamento do veículo. Além disso, o módulo traseiro abriga o motor elétrico compacto e potente, que aciona diretamente o eixo traseiro.

    A Mercedes-Benz Cars & Vans fez uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos e soluções de recarga veicular. O objetivo é o fornecimento de carregadores de acordo com a necessidade do cliente, apesar de alguns já possuem estrutura própria de recarga, tornando a aquisição uma opção.   

    Trem de força

    Os principais componentes do trem de força elétrico da nova eSprinter incluem duas inovações: o motor eficiente e o eixo traseiro elétrico. Ambos são instalados pela primeira vez em uma van elétrica da Mercedes-Benz.

    O motor síncrono de ímã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada. O motor está disponível com a potência de 150 kW máxima (200cv) e entrega um torque de até 400 Nm.

    Chassi-cabine disponibiliza comprimentos de 5.392mm e 6.697mm e peso bruto máximo de até 4,25 toneladas

    Para o cliente, a combinação do motor eficiente e do eixo traseiro elétrico traz vantagens. Isso se aplica em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5.392mm e 6.697mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 toneladas.

    Desempenho e consumo de energia

    A Sprinter elétrica conta com três diferentes modos de condução que permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia. O modo “Comfort” oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo “Economic” limita a potência do motor para maior eficiência. Já o modo “Maximum Range” reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades. 

    Também contribui para maximizar a autonomia a frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica. São quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.

    A eSprinter traz de série a versão mais recente do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), presente nos automóveis da marca. Além disso, tem outras funcionalidades como o assistente de voz “Hey Mercedes” e conexão ao celular sem fio. 

    No quesito segurança, o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) – presente em toda a linha Sprinter – é um dos diversos sistemas de assistência oferecidos pela marca. O item fornece apoio de frenagem em situações de emergência. Outras funcionalidades incluem o Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.  

    Pacote de serviços

    Já incluso no preço do veículo, o pacote de serviços integrados cobre os custos de manutenção de acordo com o manual de serviços. Abrange também as especificações do fabricante para os primeiros quatro serviços ou até um máximo de 160 mil km considerando uma manutenção a cada intervalo de 40 mil km.

    Segundo a Mercedes-Benz Cars & Vans, por conta de uma inspeção regular e profissional dos componentes de alta voltagem, e de outras partes e funções do veículo, a eSprinter está sempre pronta para uso.

    Com o certificado gratuito, a bateria da eSprinter tem a garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros a partir da entrega. Ao final do período, capacidade restante máxima das baterias de alta voltagem não será inferior a 70% da capacidade inicial. Além disso, os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia.

    “O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no País”, comenta Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. 

    Por fim, a Mercedes-Benz eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482.900,00.