Rotas Rurais vão beneficiar logística e e-commerce

Não Brasil existe uma população gigantesca invisível para o e-commerce. Trata-se da população rural que não possui um endereço possível ser localizado por mapa, Google Maps ou Waze. Para que milhares de pessoas possam ter um CEP e um endereço, o Governo de São Paulo fez uma parceria com Fundepag (Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa do Agronegócio) para o mapeamento de, inicialmente, 161 mil quilômetros de vias para terem nome e números. A ideia é que a população possa ser localizada tanto por um serviço de emergência como também por empresas de logística caso façam um compra on-line. O projeto será lançado durante a Agrishow, dia 26 de abril, e a ideia que ele seja copiado por todos os estados brasileiros. O projeto Rorais (Rotas Rurais) tem patrocínio da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Pesados na Automec

Em 2018, as vendas de caminhões equivaleram a 3% das vendas de automóveis. Assim, dá para imaginar que os expositores da Automec (14ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) vão estar mais focados em veículos leves. Mas os organizadores querem que os mecânicos de pesados tenham boa experiência no evento e mostrará uma oficina referência, com equipamentos mais modernos do mercado e uma linha de produtos exclusivos. A Automec ocorre entre os dias 23 e 27 de abril no São Paulo Expo. No mais, o que tive lá de novidade mais relevante estará na TRANSPORTE MUNDIAL com uma cobertura especial.

Daimler AG compra participação em startup de baterias

As baterias como conhecemos hoje, totalmente dependentes de íons de lítio, são inviáveis para produção de baterias em alta escala, principalmente para veículos pesados. Por isso toda a indústria investe bilhões e bilhões de dólares em busca de alternativas. A mais recente tacada foi dada pela Daimler A

Enquanto novos materiais não são desenvolvidos, a Sila Nona trabalha no aumento da eficiência do íons de lítio. Foto: divulgação

G (dona da Mercedes-Benz) ao adquirir uma participação na Sila Nanotechnologies Inc., empresa norte-americana fundada em 2011 nos Estados Unidos para pesquisar novos materiais que superam os íons de lítio. A Daimler vai ter uma cadeira no conselho da Sila Nano. 

Atego no Peru

22 Mercedes-Benz Atego 2730 exportados para o competitivo mercado peruano

Os países que não possuem indústria de caminhões são mais abertos as importações. Assim, a indústria brasileira disputa mercado com todo o mundo, principalmente, com aqueles menos burocráticos. Mesmo assim, o Brasil tem conseguido exportar pequenos volumes, como fez agora a Mercedes-Benz do Brasil que conseguiu vender 22 caminhões Atego 2730 6×4 Disal Peru. Os volumes poderiam ser maiores e mais empregos poderiam ser criadas se a burocracia brasileira não fosse tão grande.

Randon + Thiel-HT

O maior fabricante de implementos rodoviários do Brasil, a Randon, fez uma joint-venture com a Triel-HT de Erechim na proporção 51%/49%. O objetivo é ampliar a capacidade de produção.

Melhorias para atrair passageiros

Usar o transporte público porque é ambientalmente correto não pode ficar na teoria. A SBCTrans está se esforçando para oferecer um transporte de qualidade em algumas ações. Os horários são mostrados em no aplicativo SBC que informa em “tempo real” atualizado a cada “15 segundos” a localização dos coletivos e o tempo de passagem em cada ponto. Outro atrativo é ter a frota renovada com 100 ônibus, pois ninguém gosta de andar em ônibus velho. A empresa também adotou a biometria fácil com fins de evitar fraudes. A empresa está usando as carrocerias dos ônibus como outdoor para comunicar as suas melhorias.

Dunlop

A japonesa começou a produzir pneus para caminhões e ônibus no Brasil para reduzir os riscos de importação devido a variação cambial.

StarClass

Concessionária Araguaia. Foto: divulgação

Todos os anos a Mercedes-Benz avalia as suas concessionárias em vários critérios como forma de incentivá-las a elas se superarem na qualidade de atendimento aos clientes e se nivelarem por cima. Em, pelo quatro ano consecutivo (entre 2015 e 2018), a concessionária Araguaia de Campinas a categoria máxima da premiação o título “Diamante”. Assim, não tem que inventar a roda, é só copiar tudo que a Araguaia faz. Ter uma boa avaliação no programa StarClass, além de significar que a empresa atende rigorosos padrões de processos e comportamento estabelecidos pela Mercedes-Benz e, conseguemente, atender melhor os clientes, mas também ter alguns privilêgios junto a montadora. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).